Como deixar o seu conteúdo mais interessante (e um bônus para ter boas ideias)

Você já escolheu seu nicho, mas acha que ele é muito entediante e está com dificuldade para encontrar uma abordagem mais criativa? Não sabe como deixar o seu conteúdo mais interessante?

Não se preocupe. Nesse artigo, você vai aprender:

A importância de fazer as perguntas certas

Como ter ideias de novas abordagens

Como descobrir o que o seu público está perguntando

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O grande segredo

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Isso pode lhe surpreender, mas transformar um assunto chato em algo extremamente interessante é até simples.

Não se trata apenas de fazer pesquisas de mercado, criar infográficos caríssimos ou mesmo escrever bem.

Claro, tudo isso é importante para criar um conteúdo convincente. Mas a essência para escrever de maneira interessante é fazer as perguntas certas.

Mas como isso funciona?

 

Não existem assuntos chatos

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Imagine um assunto que pareça extremamente chato. Canecas, por exemplo. O que você poderia falar sobre elas?

Pare por um momento e pense em quais perguntas sobre canecas você poderia elaborar. Esse exercício pode sugerir alguns tópicos interessantes. Por exemplo:

  • Quem inventou a primeira caneca? De onde surgiu a inspiração?
  • Quando a venda de canecas começou a crescer? O que isso diz sobre o público consumidor?
  • Onde as canecas são produzidas?
  • Por que gostamos de canecas com imagens e frases engraçadas?

Você percebe o que estamos fazendo? Não é preciso muito esforço para deixar um assunto mais interessante.

Uma boa maneira de começar é partir das perguntas básicas – o quê, quem, quando, onde, por que e como.

Experimente também passar algum tempo pensando no que deixaria esse assunto mais interessante para você.

Faça essas perguntas sobre o assunto do seu próprio nicho e tente encontrar abordagens diferentes.

Veja também 5 dicas simples para fazer o seu conteúdo ser lido

 

O que o seu público está perguntando?

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Agora, é hora de descobrir o que o seu público está perguntando sobre esse assunto.

Isso também não é muito complicado: basta procurar em outros sites especializados, fóruns, redes sociais e até mesmo ferramentas como o Google Adwords e Google Trends.

Ainda continuando com o exemplo das canecas, pode ser que você descubra, por exemplo, que as pessoas estão procurando receitas de caneca comestível ou de bolo de caneca.

Ou então, talvez o interesse maior seja por onde comprar uma caneca mágica, ou onde encontrar uma caneca diferente.

Pode ser ainda que surjam perguntas completamente inesperadas, que você nunca havia ouvido ou imaginado.

Por mais comuns que essas buscas sejam, é importante que você mantenha em mente que são pessoas reais que estão fazendo essas perguntas em público.

E, se elas estão investindo tempo na busca pelas respostas, você deveria investir o seu em responder essas perguntas no seu site, certo?

 

Bônus: técnicas que vão te ajudar

Se você ainda está com dificuldade para encontrar perguntas interessantes sobre o seu nicho, experimente essas dicas:

  • Anote as perguntas assim que elas surgirem. Nada de filtrar as ideias!
  • Não sinta vergonha se alguma dessas perguntas parecer absurda. Na verdade, um pouco de absurdo pode fazer a diferença na hora de viralizar um conteúdo.
  • Sabe qual é a melhor hora para fazer brainstorming? Quando você está com dificuldade para manter o foco.
  • Estimule a sua criatividade pensando sobre contradições e adotando paradoxos.

 

Recapitulando

Você aprendeu:

O grande segredo dos conteúdos interessantes

Por que ser curioso é essencial

A importância de saber o que o público quer

Uma estratégia de marketing de conteúdo social de sucesso pode surgir de um simples brainstorming e da curiosidade de fazer perguntas interessantes.

Lembre-se: se uma pergunta é interessante para você, ela provavelmente será interessante para outra pessoa.

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