Oi pessoal, tudo bem? Aqui é o Natanael Oliveira, e esse é o primeiro de uma série de diversos vídeos que vou compartilhar aqui mostrando como você pode transformar o seu blog ou site numa verdadeira ferramenta de marketing que vai ajudar o seu negócio a ter muito mais resultados. Hoje, vou falar sobre como descobrir se o seu site está sendo indexado pelo Google.
Ao longo dos vídeos, eu vou te mostrar como atrair mais visitantes para o seu site de maneira orgânica, como construir lista através do seu conteúdo e como ter um blog que realmente traz resultados. Ou seja, vou te mostrar passo a passo como mudar a realidade do seu blog ou site através das técnicas de SEO, da produção de conteúdo e, principalmente, como transformar esses visitantes em clientes.
Nesse primeiro vídeo, vou falar de algo muito importante quando o assunto é conquistar visitantes de maneira orgânica. Muitas vezes, as pessoas querem começar a ter visitas orgânicas através do primeiro artigo que produzem.
Antes de falar sobre produção de conteúdo e estratégias relacionadas a otimizar conteúdo, você precisa dar alguns passos para trás e analisar o contexto de maneira mais específica. Se você quer ter visitas através do Google, o primeiro passo é analisar como está a arquitetura da informação e a estrutura do seu site.
Você também precisa observar como está o código do seu gerenciador de conteúdo. Às vezes, o gerenciador, os detalhes ou os ajustes não estão configurados corretamente.
O segundo passo é verificar se o seu site está sendo indexado. Parece algo muito óbvio, mas muitas pessoas não prestam atenção nesse detalhe. Algumas nem mesmo acompanham o Google Analytics como deveriam.
Existe um arquivo chamado robots.txt, que faz a comunicação entre o seu site e os buscadores – mais especificamente os robôs. É esse arquivo que indica se o site está ou não liberado para ser indexado.
Para descobrir se o seu site esta sendo indexado, basta abrir o Google e digitar site:www.seusite.com.br Nesse momento, você também deve verificar se o total de páginas que o Google identificou como indexado é equivalente ao que você produziu de conteúdo.
No próximo vídeo, vou te mostrar como ativar a ferramenta Webmaster Tools do Google para que você possa criar e ter essas informações do arquivo robots e muito mais. Até a próxima!
Muito boa a dica, algo bastante fácil e que muita gente despreza a informação
Parabéns, excelente conteúdo. Agora…. quando você muda o site de provedor e continua aparecendo o endereço do site antigo, o que fazer para não aparecer o site antigo mais no google? Obrigada!
muito bom o texto obrigado pela dica realmente agregou muito valor
Muito obrigado por compartilhar essa informação conosco
Exatamente o que eu precisava encontrei aqui. Com essas dicas dadas de maneira prática ja estou analisando melhor o meu site.
Olá, muito bom artigo!
Artigo, e com dicas valiosas, acredito que este artigo será muito útil para mim, até porque eu uso muito pouco o Google Analytics, e preciso utiliza-lo mais e melhor!
Parabéns pelo trabalho!
Obrigado!
Olá! E é engraçado mesmo como a gente se perde em alguns detalhes tão pequenos… Adorei o artigo, vou consumir os outros agora… Show!
Legal. Me ajudou demais de forma tão simples. Obrigada
Muito bom o seu artigo, coisas básicas como essas que vc mostra que muita gente não conhecia, parabéns!
Acabei de descobrir algo que curso nenhum ainda me ensinou, parabéns pela qualidade do artigo simplesmente impressionante!
Muito legal, Natanael. Grande serviço público.
Gostei muito da dica. Uma coisa simples, mas que faz toda a diferença quando se trata de tráfego. Valeu!
Excelente informação Natanael. Era algo que eu desconhecia. Muito bom!