O tempo é um ativo que qualquer pessoa pode ter, mas que nem sempre é tratado com devido valor. Pensando nisso, resolvi criar esse artigo para compartilhar o que eu faço para o meu dia render da maneira que eu quero.
Então, convido você para ver os passos abaixo e tentar fazer o mesmo, garantindo um melhor aproveitamento na sua rotina. Veja uma maneira simples e efetiva de como dividir o tempo!
Saiba como dividir o tempo em dois
Para começar a melhorar o seu rendimento diário, você pode trabalhar com a divisão do tempo em sessões maiores e menores. Portanto, indico que, assim como eu, você defina tudo aquilo que é negociável no dia, e tudo aquilo que não é negociável.
Ao saber como dividir o tempo em dois, você conseguirá administrar e encaixar as tarefas de forma mais eficiente.
Entenda o que entra no tempo não negociável
No meu dia, existem quatro horas que não são negociáveis, ou seja, são destinadas às atividades que não podem ser adiadas de jeito nenhum. Nesse período, minha dedicação e intenção é executar, sem falta, aquilo que precisa ser feito. Portanto, pense em tudo que é inadiável no seu dia e tente organizar as tarefas em determinadas horas.
Para facilitar, você pode criar as sessões menores. Veja como eu faço:
1º Tempo não negociável
Reservo 1 hora para gerar valor para a minha audiência, ou seja, para todos que me acompanham no meu canal do Youtube, ou aqui, nos artigos do Ignição Digital.
2º Tempo não negociável
Depois, em mais 1 hora, aproveito para me comunicar com meus parceiros e ajudar meus top parceiros. Ter um bom relacionamento com eles é interessante para todo mundo e eu prezo bastante isso.
3º Tempo não negociável
Já a penúltima hora do meu tempo não negociável, reservo para motivar, incentivar e empoderar os líderes das minhas empresas.
4º Tempo não negociável
Por fim, a última janela de tempo eu guardo para momentos de produção. Elas são, basicamente, como escrever campanhas, elaborar estratégias de marketing ou estudar ótimas sacadas.
E o que tudo isso tem em comum? Esses momentos não negociáveis fazem parte das minhas habilidades únicas. São itens que eu não poderia delegar a ninguém, já que, em minha empresa, eu sou a pessoa com a maior capacidade para executar essas tarefas.
Veja o que entra no tempo negociável
Quanto ao tempo negociável, meu planejamento é um tanto quanto diferente. Não há sessões menores, e é nessa parte do dia que eu posso parar para resolver quaisquer outros assuntos que um empreendedor precisa lidar, como ler os meus e-mails e resolvê-los.
E por que eu dividi esse conhecimento com você? Porque eu estava conversando com um grande parceiro, justamente na minha hora do dia dedicada para isso, e ele me disse que estava com problemas de produtividade desde o início da semana.
Essa técnica de divisão de tempo que estou contando agora foi exatamente o que eu disse para ajudá-lo a aumentar a produtividade e voltar ao foco. Saber como dividir o tempo exige muita dedicação, mas o seu dia ganhará um novo sabor depois disso.
Gostou das dicas? Então baixe o e-book: “10 hábitos do empreendedor de sucesso” e aprimore seus conhecimentos!
Ótimas dicas, eu virei ã do seu blog.
Vou começar a por em prática essas sacadas. Parabéns mesmo.
Erico, muito boa essa anordagem. Eu já conhecia o conceito, mas ficou mais claro agora. Estou me sentindo como seu amigo e vou identificar minhas rochas e adotar o método.
Obrigado!