Muitos empreendedores se perguntam “como divulgar minha loja virtual”, o que é um questionamento bastante válido, já que na internet existem muitas oportunidades de venda.
Ao solucionar essa dúvida, você conseguirá posicionar a sua empresa no meio digital, atrair mais pessoas interessadas no seu produto e, é claro, aumentar o seu faturamento.
Pensando nessas vantagens, neste artigo, você saberá:
- o que significa divulgar a loja na internet;
- como divulgar a sua loja virtual;
- por que investir em SEO, conteúdo e mídia paga;
- e muito mais.
O que significa divulgar uma loja na internet?
Divulgar um negócio na internet não é apenas ter um site. Afinal, boa parte das empresas já possuem um endereço virtual. Porém, isso é o primeiro passo para que você seja encontrado pelo seu público.
Basta refletir na maneira que os produtos são buscados na internet. Ao usar os buscadores on-line, você não consegue visualizar todos os resultados, ou seja, todas as empresas que oferecem aquele serviço ou produto que está pesquisando.
Algumas aparecem na primeira página e é nela que o seu site deve estar, pois tem mais visibilidade, uma vez que, normalmente, as pessoas não continuam navegando pelas próximas páginas da busca.
Por esse motivo, é importante pensar em diversas estratégias para tornar a sua loja virtual conhecida para o público. Veja só!
Como divulgar minha loja virtual?
Nesse momento, você ainda deve estar pensando “ok, mas como divulgar a minha loja virtual?”. Existem várias ações dentro do marketing digital que respondem a sua pergunta:
1. Invista em SEO
Para que um site seja bem ranqueado de maneira orgânica — ou seja, sem ser por meio de anúncios — é necessário que ele cumpra alguns requisitos do Google. Por exemplo: a sua página deve ter fácil navegação, tanto no celular quanto no computador.
Afinal, o objetivo do buscador é garantir os melhores resultados para quem o utiliza. Nesse sentido, mostrar uma página que possui erros ou que demora para carregar não é interessante.
A otimização de sites (SEO) é a técnica que permite identificar o que pode ser melhorado, dentro das diretrizes do Google. Por meio dela, a sua loja virtual poderá ser encontrada por quem pesquisa algo relacionado ao que você vende.
2. Faça campanhas pagas
Além de fazer SEO, também é importante que você faça campanhas pagas. Diferentemente da estratégia focada na busca orgânica, os anúncios trazem resultados mais imediatos. Então, vale a pena pensar nas duas formas.
Para quem está começando, é interessante investir na mídia de busca, por ser mais simples de ser executada. Nesse caso, o importante é escolher as palavras-chave que podem trazer melhores resultados.
Depois, você ainda pode criar landing pages (páginas especiais) para cada campanha, para aumentar as chances de engajar quem clica no anúncio.
Vale notar que a maior parte das plataformas atuais vende espaço publicitário, como Facebook, Instagram, Linkedin, e não apenas o Google. Portanto, há inúmeras possibilidades de anunciar a sua loja.
3. Compartilhe conteúdo de qualidade
Quer saber como divulgar sua loja virtual e ainda se tornar referência no segmento em que atua? Uma forma de conseguir autoridade, ao mesmo tempo em que responde aos requisitos dos buscares, é produzindo conteúdo de qualidade.
Para isso, vale a pena você criar um blog dentro do site para que possa compartilhar informações pertinentes sobre o seu setor. Se você vende calçados, por exemplo, é possível escrever sobre modelos de sapatos e como escolher um de acordo com o estilo.
Lembre-se que o usuário da internet, muitas vezes, não está pronto para fazer uma compra. Ele pode estar apenas em busca de uma informação. Então, quando ele encontra o que procura, tende a dar confiança para quem o ajudou.
4. Esteja nas redes sociais
As redes sociais também podem ser grandes aliadas das vendas do seu e-commerce. Essas plataformas servem principalmente para que a sua marca se aproxime do público, além de ser um canal onde ele pode tirar dúvidas e fazer sugestões.
Postar alguns conteúdos e replicar artigos do blog já vale para que alcance uma audiência maior e, consequentemente, aumente os acessos no seu site. Atualmente, as redes que estão mais populares são Facebook, Instagram e Linkedin. Vale estudá-las para saber o que é mais interessante para o seu consumidor.
5. E-mail marketing
Outra maneira de atingir o seu público é por meio do e-mail marketing. Para realizar essa ação, você pode solicitar o endereço eletrônico de quem acessa a sua loja. Essa pessoa se tornará um “lead”, ou seja, um potencial comprador, pois já conheceu o seu produto e se interessou em obter mais informações.
A partir daí, você poderá compartilhar novos produtos, promoções e outras informações que ajudem o indivíduo a se decidir sobre a compra.
Conclusão
Como visto, ter um negócio na internet não é suficiente para que ele seja encontrado pelo público e faça sucesso. Por esse motivo, é importante que você invista em marketing digital. Existem várias ações e técnicas que podem ser aplicadas para que a sua loja virtual se destaque em meio a tantas outras.
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Muito bom mesmo.
Assisti a maratona 6 em 7. Gostei bastante e espero obter resultados que busco. Agora estou tentando baixar o guia definitivo e está dando erro. Mas no entanto, diz para colocar o email e baixar. Não estou conseguindo. Que pena!