Recentemente eu escrevi sobre a importância do planejamento empresarial e mostrei para os leitores do Ignição os três principais tipos de planejamento para a sua empresa. Hoje eu irei falar especificamente de um deles, ensinando você a elaborar o planejamento estratégico da sua empresa.
Defina metas e objetivos
O planejamento estratégico define como será o futuro da empresa, e para isso se faz necessário desenvolver metas e objetivos.
Estude o cenário externo, identifique oportunidades que favoreçam o cumprimento da meta e as ameaças que impeçam o alcance do seu objetivo.
Para estruturar esse estudo você pode realizar análises SWOT, pesquisas de mercado e responder perguntas como:
Onde estamos?
Para onde queremos ir?
Como chegaremos lá?
Exemplo de metas e objetivos
Meta: aumentar as vendas da empresa em 60% ao ano, com uma taxa de 5% ao mês. Resultando no crescimento da participação de mercado em 17% no decorrer de 3 anos.
Objetivo: estar entre os 10 maiores produtores de suco de laranja do Brasil e aumentar a participação de mercado em outros países da América e Europa.
Analise sua empresa internamente
Estude a organização do seu negócio e identifique soluções que o seu produto ou serviço proporciona aos clientes. Além disso, avalie sua estrutura, analise se ela suporta as demandas de acordo com as metas do futuro e não se esqueça de conferir como anda as finanças do negócio. Assim você identifica pontos de melhorias necessários para atingir as metas propostas na etapa anterior.
Missão, visão e valores: uma base para o seu planejamento estratégico
Atingir metas e objetivos é muito importante, mas, para cativar o seu público e motivar os colaboradores é preciso ideologia, e a melhor forma de estruturar esse fator é através da missão, visão e valores.
Veja alguns exemplos para você fortalecer e posicionar sua marca diante do mercado:
Missão
Duratex: atender com excelência às demandas de nossos clientes a partir do desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando riqueza de forma sustentável.
Kopenhagen: fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade.
Visão
Duratex: ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, devido à qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.
Kopenhagen: ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.
Valores
Duratex: Integridade, comprometimento, valorização humana, superação de resultados, melhoria contínua, inovação e sustentabilidade.
Kopenhagen: lideranças interativas, trabalho em equipe, proatividade, qualidade, ética e respeito.
Encontre o seu público-alvo e monitore todos os passos
Para o seu planejamento estratégico funcionar é necessário estabelecer métricas e mensurar os resultados a cada passo. Assim você saberá se está no caminho certo para atingir os objetivos.
Uma sacada matadora para o seu planejamento estratégico dar certo é: apesar do foco ser resultados em longo prazo, você deve monitorar todos os passos e mudar sempre que necessário, de acordo com novas demandas e tendências de mercado.
Além de avaliar toda empresa, o planejamento estratégico deve analisar o público-alvo, pois assim suas estratégias serão sob medida para atingir os resultados da melhor forma possível.
Encontrando o público-alvo você define os meios de relacionamento, como se comunicar, como se posicionar, entre outros fatores.
Aprendeu como se elabora um planejamento estratégico? Assine a newsletter do Ignição Digital e garanta outras sacadas para implementar em sua empresa!
Exelente artigo, parabéns!!
Fica com Deus, Abraço.