Como Elaborar o Planejamento Estratégico para Sua Empresa

Como elaborar o planejamento estratégico para sua empresa

Recentemente eu escrevi sobre a importância do planejamento empresarial e mostrei para os leitores do Ignição os três principais tipos de planejamento para a sua empresa. Hoje eu irei falar especificamente de um deles, ensinando você a elaborar o planejamento estratégico da sua empresa.

Defina metas e objetivos

O planejamento estratégico define como será o futuro da empresa, e para isso se faz necessário desenvolver metas e objetivos.

Estude o cenário externo, identifique oportunidades que favoreçam o cumprimento da meta e as ameaças que impeçam o alcance do seu objetivo.

Para estruturar esse estudo você pode realizar análises SWOT, pesquisas de mercado e responder perguntas como:

Onde estamos?

Para onde queremos ir?

Como chegaremos lá?

Exemplo de metas e objetivos

Meta: aumentar as vendas da empresa em 60% ao ano, com uma taxa de 5% ao mês. Resultando no crescimento da participação de mercado em 17% no decorrer de 3 anos.

Objetivo: estar entre os 10 maiores produtores de suco de laranja do Brasil e aumentar a participação de mercado em outros países da América e Europa.

Analise sua empresa internamente

Estude a organização do seu negócio e identifique soluções que o seu produto ou serviço proporciona aos clientes. Além disso, avalie sua estrutura, analise se ela suporta as demandas de acordo com as metas do futuro e não se esqueça de conferir como anda as finanças do negócio. Assim você identifica pontos de melhorias necessários para atingir as metas propostas na etapa anterior.

Missão, visão e valores: uma base para o seu planejamento estratégico

Atingir metas e objetivos é muito importante, mas, para cativar o seu público e motivar os colaboradores é preciso ideologia, e a melhor forma de estruturar esse fator é através da missão, visão e valores.

Veja alguns exemplos para você fortalecer e posicionar sua marca diante do mercado:

Missão

Duratex: atender com excelência às demandas de nossos clientes a partir do desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando riqueza de forma sustentável.

Kopenhagen: fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade.

Visão

Duratex: ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, devido à qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.

Kopenhagen: ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.

Valores

Duratex: Integridade, comprometimento, valorização humana, superação de resultados, melhoria contínua, inovação e sustentabilidade.

Kopenhagen: lideranças interativas, trabalho em equipe, proatividade, qualidade, ética e respeito.

Encontre o seu público-alvo e monitore todos os passos

Para o seu planejamento estratégico funcionar é necessário estabelecer métricas e mensurar os resultados a cada passo. Assim você saberá se está no caminho certo para atingir os objetivos.

Uma sacada matadora para o seu planejamento estratégico dar certo é: apesar do foco ser resultados em longo prazo, você deve monitorar todos os passos e mudar sempre que necessário, de acordo com novas demandas e tendências de mercado.

Além de avaliar toda empresa, o planejamento estratégico deve analisar o público-alvo, pois assim suas estratégias serão sob medida para atingir os resultados da melhor forma possível.

Encontrando o público-alvo você define os meios de relacionamento, como se comunicar, como se posicionar, entre outros fatores.

Aprendeu como se elabora um planejamento estratégico? Assine a newsletter do Ignição Digital e garanta outras sacadas para implementar em sua empresa!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

One thought on “Como Elaborar o Planejamento Estratégico para Sua Empresa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *