Dentro das empresas alguns empreendedores se preocupam em elaborar planos de negócios, planos de marketing e até mesmo o planos de carreira para a equipe, mas e o departamento comercial? Os vendedores? As metas? Fique atento, cuide desta parte importante do seu negócio e aprenda nesse artigo como elaborar um plano de vendas matador.
Como elaborar um plano de vendas? Comece com a definição de metas!
Um dos grandes erros em como elaborar um plano de vendas é estipular metas muito altas e impossíveis de serem batidas. Por isso firme os pés no chão e estipule metas tangíveis, possíveis de serem atingidas por sua equipe de vendas.
Análise como foram os anos, semestres e trimestres anteriores, só então faça uma projeção de como você deseja o futuro da empresa.
Uma dica para você elaborar o cronograma é agregar a meta no macroambiente e, posteriormente, fragmentá-la para o microambiente. Como? Estipule uma meta anual de vendas, depois fragmente o total em dois semestres, posteriormente em quatro trimestres e assim sucessivamente até chegar nas projeções diárias!
Consulte sua equipe
Quem vai trabalhar em prol das metas, seguindo o plano de vendas criado por você? Sua equipe de vendas, é claro, e nada mais justo do que consultar todos eles acerca das ações para o futuro da empresa.
Com as metas estipuladas e o feeling da equipe você consegue descobrir se existe carência de algo para atingir as metas, como por exemplo a contratação de um novo colaborador, treinamentos e desenvolvimentos, palestras para motivação, etc.
Investir nas necessidades da equipe de vendas é de suma importância o sucesso do seu plano de vendas!
Estratégias de vendas e prospecção
Depois de definir suas metas e cronogramas, além de consultar sua equipe, é hora de elaborar as estratégias de vendas.
Uma grande sacada para você nesse momento é tentar o upsell dos seus atuais clientes, pois já foi comprovado que tentar vender para pessoas que já confiam na sua marca requer menos esforços e verbas do que tentar vender para pessoas que nunca compraram de você.
Como você vai efetivar suas vendas? Marketing direto? Marketing de conteúdo? Geração de leads? Marketing tradicional? Não importa, estude o seu público-alvo e defina o melhor caminho em busca das vendas.
Resumindo, esses são os passos principais de como elaborar um plano de vendas matador e eficiente. Acompanhe o nosso blog e receba outras sacadas como essa. Aproveite e cadastre o seu e-mail para receber nossa newsletter com novos conteúdos em primeira mão.