Quer saber como encontrar clientes? Independente da categoria do seu negócio, você só terá 3 tipos de clientes. Você pode ser um coach, educador físico, médico, advogado, enfim, qualquer coisa, mas seus clientes irão se encaixar em apenas 1 de 3 perfis.
Conhecer esses perfis é essencial para que você consiga se posicionar de maneira efetiva no mercado e, consequentemente, aumentar o seu faturamento e melhorar as condições para o crescimento de sua empresa.
Ser capaz de identificar os perfis também significa que você irá se destacar dos demais empresários, pois muitos só focam em um deles, o que acaba gerando uma grande competição no mercado.
Os 3 perfis de clientes
Pode parecer impossível à primeira vista dizer que todo negócio só possui 3 tipos de clientes, mas o raciocínio é bem simples por se tratar de uma análise do comportamente humano. Veja os perfis:
1- Desesperados
Sâo as pessoas que sabem que precisam de um determinado produto/serviço e que estão procurando por ele, desesperadamente. Eles são os consumidores mais disputados pelos empresários.
EX: Alguém que sabe que precisa fazer um check-up com um médico e está muito ansioso para saber o resultado.
2- Postergadores
Esses clientes sabem que se beneficiariam com o seu produto, no entanto, por algum motivo, estão postergando a aquisição do mesmo. Normalmente eles possuem o poder de compra, mas não estão desesperados como o primeiro grupo de clientes.
EX: Uma pessoa que sabe que precisa fazer o check-up periodicamente, mas acaba postergando isso.
3- Os que não conhecem
Este é o grupo de pessoas que seria beneficiado pelo seu produto, mas que não pensa em consumí-lo. O motivo é simples: ele não conhece ou não sabe que o que você tem a oferecer é algo benéfico para ele.
EX: alguém que nem mesmo sabe o quão importante é fazer um check-up periódico e como isso poderia previnir várias doenças e problemas.
Quais são os benefícios de conhecer os 3 grupos de clientes?
Imagine um iceberg. Ao vê-lo acima d’água você percebe o quão grande ele é, mas sabe que embaixo d’água ele é ainda maior. O primeiro grupo de clientes, formado pelos que querem muito um produto, é apenas uma pequena parcela do mercado, equivalente a 3%.
O grande problema é que a maioria dos empresários se degladeiam por conta desses 3%, e isso tem muitos efeitos negativos. A guerra de preços é alta, e muitos acabam abaixando seus preços mais do que o necessário para simplesmente ganhar um cliente do concorrente.
Investindo nos seus clientes
Nos meus negócios, invisto na educação do cliente. Mostrar para ele o quanto ele pode ser beneficiado pelos meus produtos e ajudá-lo com dicas úteis para seus negócios é muito mais vantajoso do que simplesmente disputar preços com meus concorrentes.
Quando você ajuda o cliente, duas pessoas saem ganhando: você e o cliente. Ele vai ficar contente com a sua ajuda e muito provavelmente voltará a fazer negócio com você.
Aconselho que você veja dois vídeos para compreender melhor como investir em seus clientes:
Recapitulando
– Como conhecer os 3 tipos de clientes vai lhe favorecer no mercado
– Investir nos seus clientes é melhor do que disputar com seus concorrentes
Obrigado por compartilharem essa dica incrível. Tenho 16 anos e, Bom, sou iniciante no meu negócio, estou procurando dicas úteis e vocês me ajudaram bastante.