Como encontrar palavras chaves em 4 passos

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Palavras chaves são aquelas que os possíveis visitantes do seu site usam quando procuram por informações sobre seu conteúdo, produto ou serviço. Elas são importantes porque lhe permitem descobrir várias informações sobre seu público – por exemplo, como ele procura e o que quer.

A consequência disso é que lhe ajuda a otimizar o seu site ou blog e planejar o seu conteúdo estrategicamente. Então, você deve aplicar táticas que lhe permitam fazer essa pesquisa de maneira mais rápida e eficiente.

Muitas pessoas não sabem como encontrar palavras chaves ou acham que é um processo muito difícil. Entretanto, basta ter um pouco de paciência e seguir alguns passos.

A primeira coisa a fazer é pesquisar pelas palavras chaves que você quer usar nos mecanismos de busca e ver o que aparece. Nesse momento, uma boa dica é fazer uma lista com palavras e frases parecidas com as que você pretende ranquear. Feito isso, é hora de partir para um trabalho mais detalhado:

 

1. Compare as palavras chaves no Google Trends

 

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O próximo passo é saber se as buscas por essas palavras estão aumento ou diminuindo em um determinado período de tempo e como elas estão sendo discutidas nas mídias sociais.

Essas informações são indispensáveis para o seu trabalho. Já imaginou escolher uma palavra chave, otimizar todo o seu site, apostar todas as fichas nessas palavras e descobrir que as buscas por ela vêm caindo cada vez mais há mais de um ano?

Para ser realmente boa, uma palavra chave não pode ser apenas popular no período da construção do seu site ou blog. Ela tem que ter se mantido assim por pelo menos alguns meses – e com chances de permanecer por mais vários meses e, se possível, anos.

A ferramenta mais utilizada para fazer essa verificação é o Google Trends, que permite ver com que frequência determinadas palavras chaves foram pesquisadas durante um período de tempo específico. Você pode, inclusive, procurar várias palavras chaves de uma só vez e fazer uma comparação para escolher a que é mais adequada a você e ao seu site.

Então, experimente colocar a sua lista de palavras chaves no Google Trends e analise cuidadosamente os dados fornecidos. Quais dessas palavras continuam sendo pesquisadas? E quais estão caindo? E, se elas estão se mantendo em um bom nível de procura, há possibilidade de se manterem assim?

Isso vai lhe ajudar muito a reduzir a lista de candidatas a palavras chaves. Agora, você precisa ver como elas estão se saindo nas redes sociais.

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2. Procure as palavras chaves nas redes sociais

 

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A segunda etapa do processo é descobrir como as pessoas falam sobre o seu tema quando estão conversando com parentes e amigos.

É importante lembrar que a abordagem nas redes sociais deve ser diferente da que você usou nos mecanismos de busca, já que as pessoas nem sempre usam a mesma linguagem nas duas plataformas.

Você já deve ter notado que, nos mecanismos de busca, costumamos procurar uma resposta para uma pergunta específica. Enquanto isso, as redes sociais são usadas para conversar, interagir e compartilhar ideias.

Assim, você vai precisar de ferramentas diferentes para identificar como as pessoas estão usando suas palavras chaves em conversas do dia a dia. Você precisa saber que perguntas elas estão fazendo, se estão falando coisas boas ou ruins do assunto e se estão usando uma linguagem diferente.

Caso a última resposta seja positiva, você também precisa avaliar se é necessário mudar suas palavras chaves para se adaptar a essas linguagens.

Como as redes sociais são diferentes e mudam com frequência, o ideal é que você pesquise quais ferramentas atendem melhor às suas necessidades.

 

3. Verifique os concorrentes

 

concorrentes

 

Depois desses dois passos, sua lista de possíveis palavras chaves estará bem menor. Agora, experimente fazer uma busca por essas palavras para ver quem são os sites concorrentes que estão ranqueando nos primeiros lugares para esses termos.

Analise quais são as estratégias que eles estão usando – seja no conteúdo ou na estrutura do site – e pense em maneiras de melhorá-las e implementá-las no seu site ou blog. Veja também se eles são melhores do que você em algum aspecto e faça as mudanças necessárias.

 

4. Defina as palavras chaves

 

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Feitas todas essas pesquisas, finalmente é hora de decidir quais são as palavras chaves que você vai trabalhar inicialmente.

Levando em consideração todas as informações coletadas, decida para quais palavras chaves você quer que o seu site ou blog ranqueie. Anote-as e comece a otimizar o seu site para essas palavras.

Uma boa dica é trabalhar uma palavra chave para cada conteúdo produzido e três ou quatro para todo o site.

 

Recapitulando

Definir as palavras chaves que você quer trabalhar no seu site pode ser trabalhoso, mas não precisa ser tão difícil. Seguindo esses passos, você conseguirá encontrar palavras chaves para qualquer assunto, seja ele muito popular ou muito específico.

Então, mãos à obra! Escolha suas palavras chaves, otimize seu site e seus conteúdos e prepara-se para receber milhares de visitantes.

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