Entre os diversos desafios enfrentados pelos empreendedores, especialmente aqueles que se ocupam de cuidar da parte financeira da empresa, está a mensagem de cobrança para clientes. Lidar com eventuais inadimplências pode parecer muitas vezes complicado, já que implica não somente no caixa da empresa, mas na avaliação que o consumidor fará do seu negócio.
De qualquer forma, é importante que este seja notificado da melhor maneira possível. Confira neste artigo como enviar esse recado de forma amigável!
Por que enviar mensagem de cobrança para clientes?
O consumidor deve ser avisado de seus débitos com a empresa seja para quitá-los ou mesmo em caso de renegociação. Portanto, é essencial que a organização saiba usar os canais de cobrança adequados a cada caso, de forma que sejam objetivos, amigáveis e eficientes.
Preocupar-se em utilizar o canal correto para realizar as cobranças não só garante a eficiência como protege o negócio de “perder o cliente”, ou seja, evita que este deixe de consumir o produto ou serviço oferecido por uma má experiência na tratativa.
A tecnologia como aliada
Hoje em dia, com ao advento da tecnologia, o processo de mensagem de cobrança para clientes ficou muito mais fácil e intuitivo. Existem muitos meios, como as tradicionais cartas de cobrança e ligações feitas pela equipe responsável, e as atuais mensagens de texto por SMS e WhatsApp.
O importante é que o empreendedor analise os tipos de situação e entenda qual o canal correto para o tipo de cobrança e perfil do cliente.
Por exemplo, para enviar uma mensagem de cobrança para clientes que não tenham histórico de dívidas, o ideal pode ser um SMS. Essa é uma maneira simples e acessível, pois não demanda uma equipes de cobrança para realizar as ligações, bem como é uma forma menos invasiva de contato.
Além disso, vale lembrar que esse tipo de abordagem funciona mais como um lembrete do débito, o qual já deve ter sido feito por outros meios legais. No entanto, estimula o cliente a procurar a empresa para regular sua situação com a mesma.
A carta como forma de mensagem de cobrança para clientes pode ser enviada via Correios ou até por e-mail. Este último muito utilizado atualmente, já que o Smartphone possibilita a checagem a cada e-mail recebido e, consequentemente, interfere na agilidade de resposta do cliente.
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