A pesquisa das palavras-chaves está em 1º lugar entre as dicas para melhorar sua posição no Google e é, também, uma das grandes responsáveis por alavancar o seu negócio com o SEO. Agora, sabendo da importância que elas têm dentro do marketing digital, você sabe como escolher palavras-chave?
Acredite em mim! Esse é um dos primeiros e mais importantes passos para se conseguir bons resultados em SEO. Então aprenda a seguir algumas dicas e ferramentas importantes que te ajudarão muito em como escolher palavras-chave.
Defina as palavras ligadas ao seu negócio
Essa é a dica número 1 e você pode fazer na mão mesmo! Sente, abra o Excel e liste todas as palavras que estão ligadas à área de atuação do seu negócio. É a partir delas que você vai conseguir usar ferramentas e chegar às palavras-chave que valem ouro para você.
Caso queira delegar essa primeira tarefa para alguém, você até pode. Porém, certifique-se que esse alguém conhece todos os detalhes e a abrangência do seu negócio, isso fará com que a seleção das palavras seja de qualidade.
Explore e use o Adwords
Existe uma ferramenta no AdWords, chamada Keyword Planner, que vai te ajudar muito no processo de como escolher palavras-chave. Com ela, você pode pegar as palavras escolhidas anteriormente, fazer uma pesquisa e ver quais são mais vantajosas para se trabalhar.
Para você que está começando, dentro da plataforma, vá em “planejador de palavras-chave”, coloque uma das principais palavras que você escolheu antes e pode clicar em “obter ideias”. Com o tempo e com a prática, você poderá usar as opções de segmentação e até usar as palavras-chave em cada etapa de conversão.
Junte baixa concorrência + bom volume de busca
Dentro do Keyword Planner, além de conseguir fazer o passo a passo de como escolher palavras-chave, também é possível visualizar o nível de concorrência, ou seja, se há muitas empresas e blogs utilizando uma determinada palavra-chave. Além disso, também dá para ver o volume de buscas feitas no Google. Isso é excelente! Mas tem um segredinho aí.
Não vá com todas as suas garras para cima das palavras mais buscadas. Elas geralmente possuem alta concorrência e são usadas por sites já consagrados e bem conhecidos, o que torna o rankeamento bem mais difícil. Portanto, faça uma seleção eficaz: filtre as palavras com baixa concorrência e escolha aquelas que têm mais volume de busca. Daí pode começar a usá-las para rankear conteúdo e gerar muitas conversões ao mesmo tempo.
Fique de olho do concorrente
Essa é uma tática antiga que você também pode usar dentro do mundo de SEO. Contudo, para isso, você vai precisar de uma ferramenta específica, chamada SEMrush. Se você ainda não a conhece, não se preocupe, vou explicar.
Ela vai literalmente analisar todos os anúncios feitos no Google, por uma empresa específica, e mostrar as palavras-chave ligadas a eles. Dessa forma, você pode pegar o domínio do seu concorrente, inserir na plataforma e descobri quais são os termos que ele tem trabalhado mais. Assim, pode também começar a usar essas mesmas palavras-chave para não ficar atrás na concorrência.
Gostou das dicas e das ferramentas para escolher palavras-chave? Então aproveite para assinar gratuitamente nossa newsletter, ao final desta página. Com ela, tenho certeza que você vai melhorar muito os resultados do seu marketing-digital!
Muito bom! Não conhecia a ferramenta Sem Rush, e realmente ela é excelente. Obrigado!