Como escrever títulos que atraem visitantes (e um bônus para otimizar seus títulos)

banner-klicksiteVocê segue algum critério para definir o título dos artigos do seu blog ou site? Esse é um ponto extremamente importante na produção do seu conteúdo e tem muita influência nas suas chances de atrair mais visitantes.

Ainda assim, muitas pessoas costumam subestimar ou mesmo ignorar isso. O que elas provavelmente não sabem é que acertar os títulos pode gerar um bom resultado em um espaço de tempo menor e com mais eficiência.

Mas como escrever títulos que atraem visitantes?

 

O caminho para achar um bom título

Se você tem dificuldade para fazer um bom título, é bem provável que isso aconteça porque você não sabe qual caminho seguir. Uma boa dica é recorrer ao próprio Google, ou melhor, ao Google Suggest. Sabe quando você começa a digitar algo no Google, e ele dá várias sugestões? É exatamente isso.

Essa ferramenta existe para economizar dinheiro e facilitar o trabalho do usuário. Explicando melhor: um dos maiores investimentos do Google é na manutenção do servidor. Cada vez que o usuário faz uma busca diferente do padrão ou das buscas mais populares, cria novas requisições no mecanismo de busca.

Voltando ao processo, antes de fazer qualquer coisa, o ideal é abrir uma janela oculta, que não leva em consideração o seu cache de navegação. No Chrome, você pode fazer isso pressionando CTRL+Shift+N. No Mozilla, pressione CTRL+Shift+P. É importante também que você não esteja logado. Feito isso, abra o Google e faça uma busca pelos títulos ou palavras chave que você pretende usar.

Veja também Como atrair milhares de visitantes para seu site ou blog l Parte 01

 

Use a cauda longa a seu favor

Dependendo da sua busca, você provavelmente vai encontrar variações mais ou menos específicas do que o seu título. Quanto mais longa e, consequentemente, mais específica for a sua palavra chave, mais você estará se aproximando de uma cauda longa, que representa a quantidade de buscas por determinado termo.

O próprio título desse vídeo – “como atrair milhares de visitantes para o seu blog” – é um exemplo de cauda longa, porque apresenta um volume maior de palavras chave. Mesmo assim, se você digitar isso no Google, verá que existem pessoas fazendo essa busca. O volume de busca é menor do que “atrair visitantes para site”, por exemplo, mas mesmo assim há busca.

A dica, então, é que você comece trabalhando palavras chave mais específicas e acompanhe o ranqueamento dos conteúdos. Verifique se, mesmo sendo mais específicas, essas palavras aparecem entre as sugestões do Google, pois isso significa que há busca.

Ao longo do tempo, você pode trabalhar mais o seu conteúdo e fazer uma otimização mais específica para que o seu site apareça também na busca por palavras chave mais genéricas, que apresentem maior volume de busca. Resumindo: comece pela cauda longa e, aos poucos, reforce o conteúdo.

 

Bônus: 2 dicas para otimizar os seus títulos

Várias pessoas, inclusive usuárias do Klicksite, comentaram que ainda não começaram a fazer um trabalho de gerenciamento de conteúdo. A orientação que eu tenho para você é que, quando você for inserir o seu título, o plugin Yoast, relacionado a SEO, mostra como o título está ficando. Quem usa Klicksite já tem esse plugin, basta verificar.

Além de usar essa ferramenta, tenho mais 2 dicas indispensáveis para você otimizar o seu título:

  1. Fazer títulos com, no máximo, 65 caracteres
  2. Colocar a palavra chave no começo do título

Nos próximos artigos, vou falar mais sobre como fazer títulos amigáveis não só para os mecanismos de busca, mas também para os visitantes do seu site ou blog. Até lá!

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