Como Estabelecer Processos de Melhoria Contínua no Seu Negócio

Aprenda como implementar a melhoria contínua no seu negócio

Tudo tem um limite, inclusive o seu negócio. Sejam as máquinas, os colaboradores, os processos, os clientes, enfim, com o tempo nossa empresa pode ficar saturada e isso é muito arriscado. Portanto, para ajudar você a se livrar desse problema, aprenda como implementar processos de melhoria contínua dentro do seu negócio.

Conceito de melhoria contínua

A melhoria contínua serve para encontrar oportunidades de aprimoramento e evolução nos processos dentro do negócio, seja na qualidade técnica de um colaborador, treinamento e desenvolvimento da equipe, qualidade de vida, evitar atrasos, desperdícios, etc.

A partir do momento que são identificadas essas oportunidades, sua empresa deve melhorar os processos, aumentando a eficiência e entregando mais valor para os clientes. Mas como estabelecer esses processos de melhoria contínua dentro do seu negócio?

Peça ajuda de todos

Os colaboradores são os seres que vivem integralmente o seu negócio, portanto ninguém melhor do que sua equipe para apontar problemas e pontos de melhoria.

Esse processo pode ser feito através de questionários, reuniões, dinâmicas e o famoso brainstorm.

Melhoria contínua: comece com o brainstorm

Reúna um grupo de 3 pessoas ou mais em um lugar que estimule tranquilidade e criatividade. Em seguida escolha alguém do grupo para tomar nota de todas as ideias propostas.

As pessoas deverão conversar entre si de forma relaxada e divertida, apontando ideias para melhoria contínua do seu negócio. Nessa etapa o mais importante é não criticar nenhuma ideia, apenas pensar em novas soluções.

Depois de um ou dois dias, reúna as pessoas novamente e retome a discussão, apurando as melhores ideias, ou fazendo a junção de algumas delas.

Método Kaizen de Melhoria Contínua

Independentemente do método usado para identificar os pontos de melhoria, você deve estabelecer processos dentro do seu negócio. Para isso um dos métodos mais eficientes é o Kaisen.

Criado no Japão, ele significa melhoria, sendo implementado em empresas com Toyota, sistema rodoviário, educacional, etc. Conheça os principais mandamentos do Kaizen:

– Aprender na prática;

– Eliminar desperdício (de tempo, trabalho, matéria prima, entre outros);

– Engajar e motivar a equipe no processo de melhoria;

– Aumentar produtividade sem necessariamente investir muito por isso;

– Aplicação do método em todos os departamentos e locais da empresa;

– Todas as melhorias devem ser divulgadas, como forma de motivação e comunicação transparente;

– O método deve ser direcionado apenas para melhoria de processos, nunca priorizando os benefícios secundários como aumentar lucratividade, economizar, aumentar a produtividade, etc;

– O método deve ser priorizado na equipe, em seguida nos processos e equipamentos.

Resumindo, descubra oportunidades de melhora, engaje sua equipe para novos posicionamentos e aplique na prática o processo de melhoria contínua. Mas lembre-se, o processo deve ser cíclico e feito periodicamente.

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