Pode ser que você já tenha ouvido falar em mídia programática por aí e talvez não entenda muito bem do que se trata, mas ela pode ajudar a sua empresa e alcançar mais pessoas, o que ajuda nas vendas.
Como nem todo mundo realmente entende o que é mídia programática, vou contar o que você precisa saber sobre o assunto e, principalmente, como usá-la a seu favor. Confira!
O que é mídia programática?
Quem faz anúncios online ou mesmo só navega pela internet sabe que existem vários sites que oferecem espaços para compra de mídia. Eles são chamados de publishers.
A mídia programática é uma forma de automatizar a compra e venda dessa mídia por meio de ferramentas, o que torna esse processo de comercialização mais rápido e eficiente.
Dessa forma, negociações entre anunciante e publisher, inclusão de anúncios e outras atividades manuais são eliminadas. Tudo acontece por meio de um “leilão” no qual o anunciante com o maior lance consegue o espaço de divulgação que deseja.
Por que investir em mídia programática?
A mídia programática é uma ótima forma de atingir o seu público-alvo com mais eficiência, pois a ferramenta proporciona uma segmentação, atingindo as pessoas certas no momento certo e com menos esforço manual.
Quem investe nessa mídia tem mais tempo livre para planejar novas estratégias e campanhas, além da maior assertividade com as segmentações, o que diminui os custos de conversão.
E como posso usar mídia programática?
A compra de mídia programática envolve dois tipos de compra de inventário e duas formas de pagamento:
Tipos de compra de inventário
1. Reservado: quando o anunciante entra em contato direto com o portal, adquirindo um Private Deal ou Private Ad Exchange, o que faz com que ele tenha preferência na compra;
2. Não Reservado: quando o inventário está disponível dentro das Ad Exchanges, redes de leilão, e qualquer pessoa que tenha acesso a uma Demand-Side Platform (DSP) pode comprar.
Formas de Pagamento
1. Fixo: quando a compra de um espaço é feita através de CPM (Custo Por Mil Impressões);
2. Leilão: quando a compra é feita em leilão, uma das formas de compra por DSP.
Agora que você sabe mais sobre mídia programática, veja também por que investir em mídia display!
Olá Érico, deveria pensar em promover um curso full-content de mídia programática. Muitos infoprodutores (como você conhece bem) são médios anunciantes, investem alto em publicidade para garantir a fatia do bolo no mercado – exceto é claro, quem navega em mar azul – Aqui eu tenho parceria com 3 produtores, se eu somar as 3 pastas eu tenho mais de R$500k de verba de mídia para aplicar mensalmente. Você sabe que gerir uma estrutura grande já é algo complexo, principalmente no modelo de publicidade com adnetworks e comprando tráfego de redes sociais… Mídia programática é o bicho e pode dar solução para muitos dos problemas enfrentados pela grande maioria dos produtores hoje, como todo o ônus operacional com atualizações de peças publicitárias, análises sucessivas do tráfego para alinhar os melhores canais, segmentação, oferta, etc… Se fizer um curso, eu vou ser o primeiro a comprar!