Se você é do tipo de pessoa que pesquisa sobre empreendedorismo e administração, com certeza você já se deparou com o termo gestão do conhecimento. Mas o que ele é? Como implementar no seu negócio? Calma, ele é bem mais simples do que parece e hoje eu vou te explicar como isso funciona. Confira a seguir.
A Gestão do Conhecimento
De forma sintetizada o seu nome autoexplicativo. O objetivo dessa gestão é facilitar a identificação, além de analisar e aplicar de conhecimentos existentes no seu negócio, assim como apontar conhecimentos não existentes, porém necessários para o desenvolvimento da empresa.
Mas como funciona a gestão do conhecimento? O primeiro passo é identificar os conhecimentos que todos os colaboradores da empresa têm, independentemente do nível hierárquico. O segundo passo é transformar esses conhecimentos em processos e normas, para que o seu negócio não fique “refém da inteligência e capacidade” de alguns colaboradores.
Além disso, outra vertente da gestão do conhecimento é identificar conhecimentos necessários para o desenvolvimento da empresa, mas que você ainda não dispõe na equipe. A partir desses dados você pode investir em treinamento e desenvolvimento e maximizar os seus resultados de forma assertiva.
Como implementar a Gestão do Conhecimento na sua empresa
Comece com análises minuciosas da sua equipe. Levante os conhecimentos dos colaboradores através de pesquisas, questionários e relatórios dos gestores.
Posteriormente você precisa usar esses indicativos para elaborar uma estratégia, em que toda a empresa utilize esses conhecimentos. Num primeiro momento através de aprimoramento e treinamento, depois através de novas normas e regras.
Quer um exemplo? Imagine uma marcenaria, em que um dos profissionais sabe aproveitar melhor as peças de madeira, pois ele utiliza uma técnica de corte especial. Sendo assim a empresa identifica essa técnica, repassa para os outros colaboradores e implementa ela como novo método obrigatório para todos.
Além disso, a gestão do conhecimento serve para identificar se todos os profissionais desempenham suas funções com a plenitude necessária para a qualidade. Por exemplo, um dos marceneiros dessa empresa pode até aprender a nova técnica, mas ele também pode quebrar as regras e não a implementar, ocasionando prejuízos. Entendeu?
Novas competências
Ao longo do tempo a empresa, os processos e os colaboradores tendem a ficar saturados, e cabe a gestão do conhecimento identificar novas competências que maximizem os resultados do negócio.
Por exemplo, a marcenaria citada acima pode identificar nas concorrentes uma nova técnica de corte com a mesma máquina, que diminui o tempo de trabalho em até 35%. Incrível, não é mesmo?
A partir de oportunidades como essa sua empresa tem a possibilidade de adquirir muito conhecimento, para capacitar os colaboradores e potencializar os resultados.
Essa gestão é um processo cíclico e colaborativo
A gestão do conhecimento deve ser cíclica, sendo implementada sempre que for identificada uma pendência ou oportunidade para sua empresa.
Mas é extremamente necessário contar com a colaboração da equipe, para que eles se sintam parte integrante da empresa além de compartilhar seus conhecimentos e proporcionar insights para todos.
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