Quem investe em um negócio digital tem como principal objetivo entregar valor a uma parcela específica do público, certo? Normalmente, este valor é entregue por meio de atividades que resultam em um produto ou serviço. Tornar essa entrega mais eficiente é possível quando o empreendedor se dispõe a criar um mapeamento de processos preciso. Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é mapeamento de processos?
O mapeamento de processos é importante para que o empreendedor e a sua equipe possam ter uma visão completa das necessidades de cada projeto. Assim, possam definir, de forma clara e concreta, qual é a melhor maneira de atingir os objetivos que foram previamente tratados.
Como fazer o mapeamento de processos?
A principal função do mapeamento de processos é identificar quais são as atividades necessárias para que a entrega de valor por parte da empresa aconteça de forma plena.
Para cumprir essa prerrogativa, é importante que o profissional responsável pelo mapeamento de processos consiga cumprir essa tarefa fique atento aos seguintes passos:
Identificar os objetivos do negócio
A razão de ser de cada processo é atingir um objetivo específico. O acúmulo de objetivos atingidos é o que configura a entrega de valor final do negócio. A missão da empresa, descrita no seu plano de negócios é o objetivo final a ser atingido por todas as equipes. Desta forma, todos os objetivos intermediários devem contribuir para o cumprimento da missão do negócio.
Deste modo, identificar quais são os objetivos intermediários deve ser o primeiro passo do mapeamento.
Identificar as etapas do processo
Uma vez estabelecidos os objetivos que devem ser atingidos com cada tarefa, é necessário mapear quais são os requisitos, as etapas de desenvolvimento e as entregas de cada processo.
Outro aspecto a ser observado é a identificação dos fornecedores e clientes de cada etapa, ou seja, o que deve ser entregue, por quem, para que o processo seja realizado. Além disso, deve ser observado quem recebe o resultado daquele processo.
Vamos a um exemplo: imagine que o seu negócio digital tenha como processo a elaboração de um e-book. O fornecedor desse processo é a pessoa que cria o tema do livro digital. A entrega da pauta é um requisito para que o processo do e-book comece a ser feito. A partir daí, você tem como etapas: a pesquisa, a redação, a escolha das imagens e a diagramação do livro digital. A peça pronta para o público final é o objetivo deste processo.
Gostou dessas dicas? Então baixe o e-book: “Como ter um negócio de alta produtividade” e aprimore seus conhecimentos acerca do assunto!
Achei uma excelente, explicações… Quero muito aprender a fazer um Processo…….