Entender o mercado externo às atividades de sua empresa pode ser difícil, mas é extremamente necessário para o sucesso de seu negócio. A parte boa é que existem ferramentas que podem ajudar nesta tarefa. Uma delas é a Matriz Ansoff.
Você já trabalha com os recursos que ela pode oferecer? Não? Então aprenda neste artigo e descubra como ela pode ser um diferencial pra sua gestão!
O que é a Matriz Ansoff?
Diferentemente de outros estudiosos como Taylor e Fayol, o criador da Matriz Ansoff, Igor Ansoff, compreendia a importância de entender o ambiente externo para identificar as oportunidades de mercado internamente às empresas.
Para ele, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, que afetou diretamente a produtividade das empresas, era necessário entender como funcionava o ambiente mercadológico. Isso porque com a queda na produção, o objetivo principal passou a ser atender a demanda do mercado.
A matriz criada por Ansoff, também conhecida como matriz produto e mercado, cruza informações relacionadas a produtos e mercados, assim é possível mensurar e criar estratégias diretamente apontadas para a situação geral de consumo.
Como fazer e trabalhar com a Matriz de Ansoff?
Para construir a matriz, deverá dividir um quadrado em quatro quadrantes, da esquerda para a direita, nesta ordem:
- penetração de mercado;
- desenvolvimento de produtos;
- desenvolvimento de mercado;
- diversificação.
Cada um dos pontos acima indica uma estratégia que deverá ser adotada na relação produto x mercado:
Penetração de mercado — mercado e produto já existentes
Já pensou em reavaliar os produtos que sua empresa vende e também os mercados em que atua? É para isso que você deve usar a penetração de mercado. Será que você já tirou tudo o que podia MESMO de tudo o que você oferece?
Talvez exista a possibilidade de “penetrar” ainda mais nesse mercado!
Desenvolvimento de mercado — mercados novos para produtos existentes
Investir em nichos diferentes pode ser uma ótima maneira de aumentar a vida de seu produto no mercado. Com algumas estratégias de reposicionamento, você pode ampliar muito a segmentação daquilo que vende!
Que tal, por exemplo, pensar em outras regiões? Cidades? Até países! O mesmo vale para produtos digitais. Já pensou em rever quem são os seus leads? Você pode estar perdendo uma ótima oportunidade de crescer e ampliar sua carteira de clientes.
Vale lembrar que se durante os estudos para tais ações o risco parecer muito grande, talvez não seja o momento para isso, ok?
Desenvolvimento de produtos — produtos novos para mercados existentes
Apresentar novidades a um mercado que você já conquistou é ótimo para fazer a retenção de clientes. Caso produzir algo novo seja custoso demais e não haja essa possibilidade, modernizar ou alterar de alguma maneira o que já é oferecido é uma boa ideia para melhorar as vendas.
Porém, para isso é imprescindível um ótimo estudo de público e demanda. Afinal, caso entregue aos seus clientes algo que não os agrada, poderá perdê-los!
Diversificação — novos produtos para novos mercados
Uma das estratégias mais arriscadas da Matriz Ansoff, a diversificação pode ser difícil de aplicar, principalmente pelo alto fator de risco. No entanto, se é identificada uma posição de estagnação da empresa diante do mercado, talvez explorar novas possibilidades seja a melhor solução.
O importante, no fim das contas, é não agir por impulso e avaliar o desempenho de suas ações. A matriz dita as estratégias possíveis, mas conhecê-las deve ser só o início de um longo caminho até a implementação e concretização!
Para mais insights como esses, continue no Ignição Digital.