Atualmente o mobile não é mais uma tendência no mundo, muito menos uma promessa para o futuro, e sim uma unanimidade e obrigação para qualquer estratégia de marketing digital. Portanto aprenda o que é e como fazer mobile marketing de maneira eficaz!
O que é mobile marketing
O mobile marketing é caracterizado por um conjunto de ações para atingir o público nos dispositivos móveis, seja por meio de aplicativos, banners, sites mobile, redes sociais, jogos, SMS, entre outros.
Esse é um mercado muito grande no Brasil, pois segundo um estudo divulgado pelo CGI (Comitê Gestor da Internet Brasileira), 93% da população nacional possui celular, sendo que cerca de 56% dizem ter acessado a internet por meio dele nos últimos 3 meses. Incrível, não é mesmo? Mas como atingir essa grande parcela da população? Confira a seguir.
Escolha o seu foco: IOS ou Android
Esses são os dois principais sistemas operacionais dos smartphones atuais, sem citar o Windows Phone.
O Android é o sistema mais popular, em número de usuários e também no poder aquisitivo médio dos mesmos. Já o público que utiliza o iPhone/IOS tende a ter um poder aquisitivo maior. Portanto defina o seu público e entenda qual sistema operacional tem mais aderência com ele.
Explore o GPS
Uma grande possibilidade para qualquer estratégia de mobile marketing é utilizar o GPS, artifício presente na maioria dos smartphones.
Com o uso dessa ferramenta é possível segmentar suas ações para pessoas extremamente próximas do seu negócio, e isso pode ser muito vantajoso para negócios como lanchonetes, restaurantes, prestadores de serviço em geral, etc.
Como atingir o público com mobile marketing?
Até agora eu expliquei o conceito de mobile marketing, qual foco que você deve seguir e dei uma dica de artifício, o uso do GPS. Mas quais são as formas de chamar a atenção do público de maneira eficaz nessa modalidade de marketing? Confira alguma delas a seguir:
SMS e Bluetooth
O SMS foi um dos primeiros recursos do mobile marketing, sendo que a taxa de abertura de mensagens é muito grande. Você pode enviar comunicados ou propagandas para a sua base de números, ou distribuir sua comunicação em uma base paga, que abranja sua cidade e/ou região.
Já o bluetooth funciona como o GPS, porém com uma abrangência menor. Como essa ferramenta você pode enviar materiais multimídia para o público próximo, sendo muito usado em feiras e convenções, onde os expositores distribuem conteúdos exclusivos para os visitantes.
Site responsivo
Se você tem um site e ele ainda não é adaptado para o público mobile, o seu site está perdendo vários visitantes a cada dia. Invista em um site responsivo, que deixe o seu conteúdo leve e atrativo para os usuários que acessem via tablet ou smartphones (independentemente do tamanho das telas).
Viu só como trabalhar com mobile marketing de forma eficaz? Crie conteúdos nas redes sociais e aplique compra de mídia para esse público específico, assim os seus esforços serão recompensados com muita audiência.
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