Como Fazer Parceria com Lojas no Instagram e Ter um Perfil Atrativo?

como fazer parcerias com lojas no instagram

Cada vez mais as redes sociais tem sido utilizadas como ferramentas para gerar divulgação, vendas e lucratividade por diversas marcas. Afinal, o público passou a buscar e a preferir ter acesso a conteúdos que estimulam um relacionamento mais natural com as empresas. Nesse sentido, com o intuito de obter bons resultados e conseguir mais engajamento nas redes, é importante saber como fazer parcerias com lojas no Instagram.

A obtenção de um parceiro deve ser benéfico para os dois lados, pois possibilita a integração entre as duas audiências. Quer saber como aplicar estratégias para conseguir boas parcerias? No artigo você vai ver:

  • – como começar uma estratégia no Instagram;
  • – por que é interessante ter destaque no Instagram;
  • – dicas de como fazer parcerias com lojas no Instagram.

O que significa ter uma parceria com lojas no Instagram?

Ter uma parceria com lojas no Instagram significa aproveitar a autoridade de outra marca para impulsionar o seu negócio. 

Desse modo, é mais uma forma de divulgação. Ela não substitui a necessidade de ter uma página da sua empresa, fazer campanhas publicitárias, entre outras estratégias. 

Como começar uma estratégia no Instagram?

Antes de buscar como fazer parcerias com lojas no Instagram, é essencial que alguns fatores já estejam concretizados no seu perfil. Caso contrário, dificilmente será possível uma relação de parceira com uma marca.

Um dos fatores mais importantes, para começar, é saber quem é o seu público-alvo. Ou seja, o perfil consumidor que mais acessa a sua conta. Sabendo disso ficará mais fácil direcionar a que loja você pode fazer parcerias.

Para ter acesso a essa informação, em contas comerciais, o Instagram disponibiliza o número de pessoas que visitaram seu perfil, fica entre o nome de usuário e a foto da pessoa. Porém, só é possível ver quantas visitas teve e não quem visitou.

Outro ponto extremamente importante que deve ser considerado é o conteúdo. Afinal, ele é de qualidade ou não? Existe uma preocupação com o que é publicado?

Além da qualidade das postagens, é importante considerar a frequência que há publicações no seu perfil, uma vez que não vale passar muito tempo sem alimentar o feed, pois quanto menos publicações são feitas, o engajamento tende a cair.

Por que é interessante ter destaque no Instagram?

O Instagram já é uma das principais redes sociais do mundo. Uma pesquisa da Hootsuite, em janeiro de 2019, mostrou que essa mídia ocupava o quarto lugar do ranking no Brasil, com 71% de utilização. O YouTube, o Facebook e o Whatsapp estavam na frente.

Em julho de 2020, o Instagram atingiu sua marca de 1 bilhão de usuários ativos no país, o que mostra como essa rede tem sido utilizada com frequência.

Sabendo desses dados, ainda acha que não é interessante usá-la na sua estratégia? Para atingir um público-alvo, além da frequência em publicações no feed, é possível:

  • – fazer anúncios patrocinados no Insta Ads;
  • – compartilhar produtos no Instagram Shopping;
  • – gravar IGTVs;
  • – interagir nos stories, com enquetes e perguntas.

Dependendo do seu público, uma dessas ações é mais assertiva do que outra. Teste e experimente!

Em 2017, as publicações no feed eram a forma que as marcas mais interagiam com seu público consumidor, com 83% das publicações. Já os conteúdos em vídeos, tinham um percentual de 9%, segundo o estudo da Metricool.

4 dicas de como fazer parcerias com lojas no Instagram

Com o conteúdo alinhado ao seu público-alvo, planejado e publicado com uma frequência, algumas dicas poderão impulsionar a concretização de parcerias com lojas no Instagram. Veja como:

1. Pesquisa e estudo de perfis

Antes de selecionar e oferecer uma parceria com algum perfil, é essencial pesquisar e estudar as características do usuário e/ou marca.

Sem um estudo apurado, a obtenção de resultados ficará mais comprometida, principalmente se você não conhece qual tipo de conteúdo é publicado, quais são os valores do proprietário do perfil e diversos outros aspectos que podem comprometer o relacionamento com a sua audiência e impactar em seu engajamento.

2. Conteúdos relacionados

É importante que, ao oferecer uma parceria, o relacionamento seja proveitoso para ambos os lados. Afinal, esse é o intuito da relação, certo? Para conseguir um envolvimento proveitoso é essencial que os conteúdos produzidos pelos perfis apresentem algum tipo de relação e de, alguma forma, as audiências se interliguem.

Por exemplo, se você publica conteúdos sobre moda e maquiagem, não faz muito sentido pensar em uma parceria com uma loja de suplementos. Porém, ao buscar por um perfil que realize vendas on-line de roupas, é provável que os resultados obtidos com as publicações sejam bem mais significativos.

3. Análise de métricas

Outra dica de como fazer parcerias com lojas no Instagram é analisar dados e métricas. Com a obtenção do perfil comercial, é possível utilizar os dados para realizar uma análise apurada da sua audiência e conseguir definir um público-alvo que mediará a produção do conteúdo.

Ao oferecer uma parceria com alguma empresa, a apresentação de números com os dados referentes ao seu engajamento, quantidade de curtidas médias por postagem e dados sobre a audiência possibilita que seja agregado valor ao seu trabalho. A organização de todas as informações métricas do seu perfil deve compor um Mídia Kit.

4.Social Rack

Se você ainda não encontrou um perfil ideal para oferecer uma proposta de parceria, sem dúvidas, o Social Rack poderá ajudar nessa tarefa. Com a ferramenta é possível encontrar os perfis mais influentes que seguem você e que apresentam a maior taxa de engajamento.

Com essas informações, fica mais simples selecionar e categorizar potenciais parceiros.

Conclusão

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Sua importância para marcas, principalmente no Brasil, é tanta que essa mídia já atingiu 1 bilhão de usuários ativos.

Para fazer estratégias assertivas, é necessário conhecer, de fato, o público que acessa seus conteúdos, uma vez que ficara mais fácil fechar parcerias com lojas no Instagram. Fazer uso de ações, como analisar métricas e estudar perfis, por exemplo, é uma ótima forma de atingir sucesso na rede social.

Esse conteúdo foi útil para você? Comente e compartilhe! Aproveite também para conferir conteúdos relacionados sobre marketing nas redes sociais e acompanhe sempre os conteúdos do Ignição Digital!

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15 thoughts on “Como Fazer Parceria com Lojas no Instagram e Ter um Perfil Atrativo?”

  1. Eu já tenho uma loja que aceitou fazer parceria comigo mas eu não sei muito bem como negociar os termos do que iremos fazer nessa parceria.
    Eu faço maquiagem e posto no Instagram e essa loja é uma loja que tem tudo de cosméticos para cabelo ,maquiagens, itens de cuidado pessoal além de eu adorar a loja e o a forma maravilhosa alegre e prestativa com que eles atendem seus clientes.
    Alguém pode me dar alguma dica ou conselho?
    Meu Instagram é @ashybennett_love

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