Como Fazer Planejamento de Carreira dos Seus Colaboradores

Aprenda como fazer o planejamento de carreira dos seus colaboradores

A manutenção e a evolução do seu capital humano é um dos motivos mais importantes para você fazer o planejamento de carreira dos seus colaboradores. Mas quais medidas tomar? Como fazer esse processo de forma efetiva? Aprenda hoje no Ignição Digital o passo a passo para aplicar dentro do seu negócio.

Entenda a importância do planejamento de carreira

Nas gerações passadas era muito comum conhecer histórias de fidelidade entre colaboradores e empresas, em que a relação sadia iniciava na juventude e se estendia até a aposentadoria.

Mas hoje os valores estão invertidos, a estabilidade é cada vez mais escassa e o salário não é o único fator de escolha entre um emprego e outro. A oportunidade de aprendizado e crescimento, aliada a qualidade de vida e a liberdade atrai cada vez mais talentos.

Por isso, para reter jovens e proporcionar novas experiências é necessário mudar a concepção antiga de trabalho e desenvolver o planejamento de carreira dos seus colaboradores. Saiba como a seguir:

Passo 1: Entenda sua empresa e estipule metas

Entender sua empresa significa mapear todas as funções e conhecer os requisitos básicos e ideais de cada uma delas.

Em seguida você precisa entender a sua equipe, ao identificar os seus níveis de conhecimento e estipular os seus níveis dentro da empresa.

Por exemplo, você pode ter uma equipe de vendas e um gerente comercial. A partir disso é possível criar, com base nos requisitos básicos e ideais, os cargos de Vendedor Junior, Vendedor Pleno e Líder de Vendas (que na ausência do gerente comercial assume as funções interinamente).

Já as metas são as melhorias e os resultados estipulados pela empresa, a serem alcançados pelos colaboradores, com o objetivo de alavancagem de nível.

Passo 2: Proporcione o planejamento de carreira

Não é tão simples o quanto parece para um colaborador avançar de nível. Ele precisa estar alinhado com os valores da empresa, ter o perfil ideal para avançar de carreira, além de estar no momento certo da empresa (pois um colaborador pode ser muito bom, mas naquele ano o negócio não dispõe de um cargo novo).

Mas atenção, para tudo isso acontecer a empresa deve ser proativa em relação ao crescimento dos colaboradores. Como?

Cultura organizacional clara;

– Crescimento constante para haver necessidade da evolução dos profissionais;

Treinamentos, cursos e desenvolvimentos;

– Investir na evolução da equipe;

– Enraizar na cultura da empresa a formação de profissionais prata da casa.

Passo 3: Escute as necessidades dos colaboradores

Todo o planejamento de carreira é em prol deles, portanto você deve implementar a gestão participativa do seu negócio e contar com a opinião de todos, pois só assim haverá engajamento e o crescimento será pleno.

Entendeu como você pode implementar o planejamento de carreira dentro do seu negócio? O segredo está no passo 3, o engajamento!

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