Antes de aprender a fazer prospecção de clientes por telefone, primeiro é preciso compreender a essência desse tipo de ação. O que uma empresa busca na hora de prospectar? O processo busca identificar, a partir de uma análise das tendências e oportunidades do mercado atual, clientes em potencial.
A prospecção de clientes por telefone é uma ótima maneira de entrar em contato real com pessoas que você não poderia encontrar pessoalmente, considerando também que o contato por e-mail é pouco efetivo quando o objetivos é conquistar novos clientes.
Dicas para fazer prospecção de clientes por telefone
Se você resolveu utilizar o telefone como canal para prospectar clientes, precisa estar preparado. A primeira dica é fazer uma extensa pesquisa prévia. Faça sua lição de casa e mostre para aquela empresa que você tem expertise no assunto e sabe muito bem do que está falando. Isso passará uma impressão muito mais profissional.
Tenha em mãos dados e informações que possam ser usados para embasar seus argumentos e responder aos questionamentos de quem está do outro lado da linha. Também é parte da pesquisa saber com quem você estará falando, dessa forma é possível adequar o seu discurso àquela pessoa específica.
O segundo ponto importante é ter muito clara qual é a solução que a sua empresa oferece. Entenda quais são as dores daquela empresa e se prontifique para oferecer algo que possa ajudá-la de alguma maneira. Se você não mostrar benefícios claros, ninguém vai te ouvir.
A próxima questão já está embutida na última: seja claro. Não se prolongue e promova compreensão e entendimento.
Tenha um script
Você sabia que grande parte das conversas por telefone são scriptadas? Você pode até acreditar que aquela pessoa desenvolta do outro lado da linha está falando todas aquelas informações de maneira espontânea e alinhada, mas não é bem assim. A prospecção de clientes por telefone PRECISA ser scriptada. Você precisa estudar o que dizer antes da fala propriamente dita.
Dessa forma você consegue manter o foco em seu objetivo e não perde o fio da meada, além de não deixar passar pontos importantes da conversa. Imprima esse roteiro e fique com ele o tempo todo enquanto estiver ao telefone. Isso não significa que você precisa decorar falas ou algo do tipo, mas sim que é preciso seguir uma linha de raciocínio para ter sucesso nessa área.
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