Quando o seu negócio precisa de pessoas para preencher uma determinada vaga, existem duas formas encontra-las: procurar no mercado, ou fazer um trabalho de recrutamento interno, trazendo colaboradores de outros cargos para ocupar o que está em aberto.
Existem vantagens e desvantagens em recorrer ao recrutamento interno para preencher uma vaga, por isso o empreendedor deve ficar atento e dosar os efeitos e consequências de recorrer a este tipo de recrutamento para entender o que é mais vantajoso para o seu negócio.
Principais vantagens do recrutamento interno
Trazer colaboradores de outras áreas ou cargos para uma nova posição dentro da empresa é vantajoso, pois mostra a disposição da empresa em valorizar os colaboradores. Veja quais são os benefícios mais evidentes.
- Proporciona crescimento para os colaboradores;
- Estimula a lealdade à empresa;
- Seleção mais rápida;
- O colaborador já está familiarizado e alinhado com os valores da empresa;
- Motiva os funcionários, que percebem oportunidades de desenvolvimento dentro do negócio;
- Encoraja a melhoria contínua no comportamento dos funcionários.
Com estas vantagens, a retenção de talentos fica mais fácil e a empresa pode obter melhores resultados da equipe, contudo é preciso ficar atento também às desvantagens deste método de recrutamento.
As desvantagens do recrutamento interno
O recrutamento interno também pode apresentar alguns reveses, que precisam ser administrados pelos gestores da empresa e pelo empreendedor. Confira as principais:
- Aumenta o conservadorismo da empresa;
- Pode causar ressentimento nos gestores que perdem colaboradores em suas equipes;
- Gera muita expectativa nos colaboradores, tirando o foco da produção;
- Pode gerar conflitos e questionamentos entre os colaboradores que não são escolhidos para promoção;
- Faltam ideias novas na empresa;
- O bom desempenho de um colaborador em uma posição não garante o seu sucesso com as novas responsabilidades, gerando uma perda dupla para a empresa.
Como equilibrar vantagens e desvantagens do recrutamento interno
O empreendedor deve analisar, caso a caso, quais são as possibilidades de recrutamento dentro da empresa e, muitas vezes, adotar um sistema misto de seleção, com candidatos internos e externos concorrendo em igualdade de condições. Esse sistema é vantajoso, pois estimula a atualização constante dos colaboradores da empresa, de modo que se mantenham competitivos em relação aos seus pares no mercado.
Gostou dessas dicas? Assine a newsletter do Ignição Digital e fique por dentro de sacadas diárias sobre marketing digital, gestão de pequenos negócios, empreendedorismo, vendas e muito mais!
Conhecei o blog agora e me apaixonei, adooro! já coloquei nos favoritos, bjss