2 Dicas de Como Fazer um Briefing Eficiente

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O início de todo negócio demanda tempo e atenção redobrada por parte do empreendedor, saber cultivar e implementar bem cada processo é essencial para que se cresça de maneira assertiva. As preocupações acerca da construção do empreendimento caem também sobre uma dúvida importante na hora de apresentar suas propostas, como fazer um briefing eficiente e que te ajude a fechar negócio.

O briefing pode ser usado tanto no ato da venda, quanto na comunicação entre as áreas de uma empresa e nadas mais é do que o ato de dar informações objetivas e concisas a respeito de uma tarefa que será executada. Normalmente o briefing é usado por profissionais de comunicação, mas pode ser encontrado em diversas áreas, inclusive, para atrair clientes.

Conheça bem o seu público para saber como fazer um briefing

Não importa se o briefing é interno ou externo, saber para quem você fala é a principal dica que posso te dar quando o assunto é como fazer um briefing. Isso porque ao usar a linguagem certa, suas chances de ser assertivo na comunicação são muito maiores. Quer um exemplo?

Vamos imaginar que eu venda um serviço de Marketing Digital e você quer que as vendas de sua empresa aumentem através do seu site. Se eu te mostrar os resultados que já obtive e qual crescimento espero para sua empresa – usando os meus conhecimentos, você entenderá melhor. No entanto, se começar a falar apenas dos termos usados, sem nenhuma explicação, nossa comunicação terá ruído e as chances de perder o negócio serão maiores.

Faça questões sobre o negócio

Um bom briefing só pode ser criado se você entender bem as necessidades e dificuldades do negócio e assim conseguir apresentar informações que garantam  a eficácia de seu trabalho.

Pode ser a pesquisa mercadológica que o cliente já possui, detalhes relevantes para sua pesquisa e entendimento, qual o objetivo do projeto e quais tarefas serão executadas para que seja alcançado o resultado satisfatório.

Por isso, para saber como fazer um briefing assertivo é preciso que você saiba com quem fala, para quem é destinado o projeto e quais as necessidades do negócio.

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