Saber apresentar o que vende de maneira clara e atraente é uma das melhores maneiras de fechar negócios. Por isso, uma das principais dúvidas dos vendedores é sobre como fazer um catálogo de produtos.
Ao elaborar adequadamente esse tipo de documento, você consegue demonstrar mais profissionalismo, valorizar o serviço prestado e abordar de forma mais persuasiva o cliente. Depois de ler este conteúdo, você saberá:
- •o que é um catálogo de produtos;
- •por que criar um;
- •dicas para produzir o da sua empresa.
Boa leitura!
O que é um catálogo de produtos?
O catálogo de produtos consiste em um material onde é possível divulgar o que a sua empresa oferece. Ele é composto por imagens, descrições e até pode incluir os preços das mercadorias.
Quando bem elaborado, o catálogo pode ser uma grande aliado na comunicação entre os vendedores e os clientes. Por esse motivo, é importante ter bastante atenção ao criar um.
Tradicionalmente, esse material é impresso. Porém, existem empresas que disponibilizam também a versão on-line, para que os consumidores possam ter mais uma forma de consultar os produtos.
Por que usar um catálogo de produtos?
Há várias vantagens de adotar um catálogo de produtos ou serviços para a empresa. A primeira é mostrar de forma clara o que o negócio oferece, incluindo quais são as restrições. Uma loja de roupas, por exemplo, pode indicar no material que vende calçados, mas não acessórios.
Além disso, essas informações também podem ser muito úteis para os novos funcionários que ainda não conhecem os produtos da organização. Ao ler o material, os profissionais conseguirão se aprofundar melhor no escopo do negócio.
Outro aspecto positivo que o catálogo de produtos proporciona é o de servir como um material de consulta para os clientes. Sempre que precisarem, eles poderão averiguar quais itens a empresa vende e, assim, se decidir sobre a compra.
Como fazer um catálogo de produtos?
Para quem tem dúvidas sobre como fazer um catálogo de produtos, é interessante saber que existe um passo a passo que pode ser seguido para facilitar. Veja só!
1. Reúna informações
Antes de mais nada, vale a pena reunir o máximo de informações sobre os produtos e a própria empresa. Reflita se todos os itens serão divulgados ou apenas algumas mercadorias sazonais.
Você pode, por exemplo, criar um material apenas focado no que irá vender no verão ou algo válido para todo o ano. Isso irá depender das necessidades e objetivos do negócio.
2. Tire fotos atraentes
O que mais chama a atenção no catálogo de produtos são as imagens. Por isso, vale a pena dedicar uma atenção especial para elas. Se possível, contrate um profissional de fotografia para ajudar nessa questão.
Saiba que fotos de baixa qualidade dificilmente conseguem ser recuperadas por ferramentas de edição. Então, evite tirar qualquer fotografia apenas para preencher o material, pois ela são a parte principal dele.
3. Escreva as descrições
Escreva breves descrições, de no máximo 150 palavras, para cada produto. Além das informações básicas sobre a mercadoria, é importante colocar também o benefício que ela garante.
4. Pense na paginação
Tão importante quanto as imagens e o conteúdo é a estrutura que será utilizada. O ideal é que o catálogo não seja muito longo, para não cansar, nem curto demais a ponto de não oferecer as informações necessárias.
Alguns detalhes também merecem atenção. O telefone e o site, por exemplo, podem ser colocados no verso, o que fará com que o leitor os encontre mais facilmente. A história da empresa e/ou produtos maiores devem ser exibidos em uma página inteira. Lembre-se ainda de colocar um índice no começo.
5. Crie uma capa de impacto
A capa é a primeira parte que as pessoas visualizam de um catálogo. Desse modo, ela deve ser atrativa e impactante. Caso não chame a atenção, é bem provável que o material nem chegue a ser lido.
Nessa página inicial, é possível incluir produtos de destaque, ofertas especiais ou outro diferencial que irá aumentar a curiosidade da pessoa em conhecer a empresa.
Conclusão
Como visto, o catálogo de produtos é muito importante para os negócios, pois permite aproximar os vendedores e os clientes, informar os profissionais, além de servir como portfólio.
Porém, para atingir essas vantagens, é importante ter uma dedicação especial no momento de montar esse material. As fotografias, por exemplo, precisam ser de alta qualidade, caso contrário, não atrairão a curiosidade do leitor.
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