No Marketing Digital, nós sabemos que um dos mecanismos mais eficientes para ter sucesso, e trazer uma quantidade maior de clientes, é por meio da nutrição dessas pessoas. Para isso, muitas empresas usam o Inbound Marketing.
Mas por que você está falando desse assunto, Erico? Simplesmente porque na hora de fazer um estudo de caso, precisamos levar em consideração as etapas do funil de vendas. Leads que já estão no fundo do funil buscam conteúdos mais técnicos e que os ajudem a entender se a sua empresa é mesmo relevante para ele.
Entre as estratégias criadas estão os webinar, as demonstrações gratuitas dos serviços e o estudo de caso. Afinal, ele pode ser decisivo na hora de sair na frente de uma concorrência.
Tem dúvidas de como fazer um estudo de caso? Te contamos tudo!
Entenda o que é um estudo de caso
Antes mesmo de saber como fazer um estudo de caso, é necessário entender o que ele significa. No marketing ele também é chamado de case de sucesso e nada mais é do que a história do sucesso de um cliente, ou seja, o resultado que ele conseguiu depois que usou seu produto ou serviço.
3 passos para saber como fazer um estudo de caso
Os cases de sucesso devem ser criados de acordo com o perfil de sua empresa, mas é possível realizá-lo seguindo alguns passos bem simples. Meu intuito é te ajudar, da melhor forma possível, a montar um caso de sucesso que te traga resultados!
Selecione os clientes
Tenha em mente que o protagonista do case é o seu cliente e não você, por isso, selecionar candidatos ideias. A seleção pode ser feita por meio de feedbacks recebidos, respostas de e-mail e até mesmo pelo porte do cliente, o ideal é que você saiba o valor que quer agregar nesse case e faça a escolha de acordo com seu objetivo.
Entre em contato pessoalmente com o escolhido
Nada de mandar e-mails pouco pessoais! Na hora de criar o caso, entre em contato pessoalmente com o cliente e fale que sua história é tão importante que você quer mostrar seus resultados e ganhos para um grande número de pessoas.
Crie perguntas pertinentes
Se sua intenção é fazer com que outras pessoas escolham sua empresa por meio desses casos de sucesso, é preciso que você escolha bem o conteúdo dessa estratégia. Por isso, faça perguntas pertinentes como:
- Quais as dificuldades você tinha antes de começar a usar nosso serviço?
- Como nosso produto te ajudou a resolver essas dificuldades?
- Como você nos conheceu?
- O que fez com que tomasse a decisão de nos contratar?
- Quais as maiores dificuldades enfrentadas na implementação?
- Quais resultados foram alcançados?
- Como sua empresa funciona hoje?
Feito isso, é hora de reunir as informações e aplicá-las no formato de conteúdo que você escolheu. Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e saiba mais sobre Marketing Digital.