O organograma de empresas pequenas é uma estrutura que ajuda a entender o funcionamento do negócio. Mesmo quando há poucos profissionais, é importante que haja esse controle.
Quer saber como fazer um organograma? Neste artigo você verá:
- • o que é um organograma de empresas pequenas?;
- • para que serve o organograma em uma empresa?;
- • como fazer um organograma para empresa de pequeno porte?
O que é um organograma de empresas pequenas?
De forma resumida, um organograma de empresas pequenas nada mais é do que uma figura gráfica que representa a estrutura da organização. Essa estrutura pode ser representada hierarquicamente, nos processos multiníveis, no desenho organizacional, especificando cargos e funções, entre várias outras coisas.
Entenda que o organograma é muito necessário para deixar bem claro quais são as diretrizes da empresa, seja para visitantes, clientes, fornecedores, novos colaboradores, etc.
Muito utilizado por empresas gigantes para formalizar quem é quem no processo organizacional, o organograma pode ser uma ferramenta interessante também para pequenas empresas.
Ele ajuda a formalizar tudo o que envolve o negócio, seja no âmbito dos cargos, hierarquia, processos e o que mais você precisar!
Para que serve o organograma em uma empresa?
Como visto, o organograma ajuda a enxerga melhor a maneira que a empresa atua.
No caso dos novos colaboradores, por exemplo, isso pode ser facilitado por meio dessa ferramenta.
Além disso, o organograma de empresas pequenas ainda:
- • dá mais clareza dos níveis hierárquicos;
- • facilita o fluxo de trabalho;
- • auxilia no plano de carreira;
- • permite a capacitação da equipe.
Aprenda como fazer um organograma de uma empresa de pequeno porte
Entenda que o organograma é feito de caixas, sendo que cada uma representará um cargo ou função dentro do seu negócio.
Portanto, o primeiro passo de como fazer um organograma de uma empresa de pequeno porte é listar todos os cargos dentro da sua empresa. Não esqueça de ninguém, desde a equipe de limpeza, segurança, até o comercial, administrativo, gerencial, etc.
Depois de listar todos os cargos você precisa organizá-los conforme a hierarquia dentro da empresa. Por exemplo:
– Presidente;
– Diretor de Marketing / Diretor Comercial / Diretor Administrativo;
– Gerente de Marketing / Gerente Comercial / Gerente Administrativo;
– Analista de Marketing;
– Analista comercial;
– Vendedor externo;
– Analista administrativo;
– Assistente administrativo;
– Porteiro;
– Servente geral;
– Estagiário.
Feito isso, você precisa montar de fato o seu organograma. Cada caixa representará um respectivo cargo, sendo que as linhas serão os elos entre um e outro.
Por exemplo, o presidente tem uma linha direta com os diretores, que respectivamente tem linhas diretas com os gestores, que possuem linhas com analistas e assim por diante.
Depois de fazer essa parte, você precisa conferir todas as linhas de comunicação entre um setor e outro, além de oficializar o documento validando todos os cargos.
O organograma deixa claro a linha hierárquica de toda a empresa, sendo um instrumento importante para departamentos de RH, administrativo e também para os novos colaboradores.
Conclusão
Apesar de ser mais comum em grandes corporações, o organograma de pequenas empresas também pode trazer vantagens. Essa ferramenta ajuda a enxergar a hierarquia, organizar as equipes e até auxiliar o RH a montar planos de carreira.
Aprendeu como fazer um organograma de uma empresa de pequeno porte? Gostou do nosso artigo? Confira outros conteúdos assim na Ignição Digital!
grato começar de aprende na organização de uma empresa
Muito bom esse seu artigo, excelente blog…