No momento de começar um negócio, uma das coisas mais importantes a ser escolhida é a sua marca não é verdade? A marca é sua identidade perante seus clientes, parceiros e concorrentes, por isso o Registro de Marca faz parte desse processo.
Por esse motivo, registrar sua marca logo ao abrir o seu negócio é imprescindível!
Se você precisa registrar a sua marca e ainda tem dúvidas sobre o assunto, veja as dicas que preparei!
Como fazer um registro de marca
Para registrar a sua marca é preciso seguir um procedimento padrão e burocrático, que consiste em algumas etapas:
Escolha do nome
O primeiro passo é a escolha do nome. Neste momento, é fundamental que o empreendedor tente encontrar uma marca bastante singular, evitando conflitos com outros nomes e marcas.
Busca prévia
A Busca Prévia tem como objetivo identificar se terceiros já possuem registro similar ou idêntico a marca que se pretende registrar.
Muitos realizam esta busca por conta própria com buscas no Google e no próprio site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Contudo, apesar de ser válida, muitas vezes esta busca é falha.
Pelo fato de não adotar todos os parâmetros necessários (fonética, por exemplo), ela deixa de encontrar marcas que possam ser coincidentes com a marca pretendida.
Nesse momento é importante procurar ajuda especializada para se evitar dores de cabeça no futuro.
Pedido de registro
Caso não tenha encontrado nenhum problema na busca prévia, é recomendado que o pedido de registro de marca seja feito imediatamente!
Assim, evita que sua busca se torne ultrapassada e terceiros possam depositar marcas parecidas junto ao INPI.
Muitos empreendedores realizam o depósito do pedido de registro de marca por contra própria, até pela facilidade do sistema, que é todo informatizado.
Mas minha dica é: tome cuidado! O registro de marca não é tão simples quanto parece.
Muitas pessoas realizam o registro em classes e especializações incompletas e equivocadas, por exemplo.
Acompanhamento do processo
Muitas empresas acham que estão seguras com o depósito da marca junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), mas não é assim que funciona!
Quando o depósito do pedido de registro de marca é realizado, é garantida a anterioridade e uma expectativa de direito. Mas se inicia um processo demorado para a concessão do registro de marca.
Sendo assim, é preciso que haja um acompanhamento do processo, pois podem ocorrer exigências, oposições de terceiros bem como indeferimentos por parte do INPI, que deverão ser atendidos dentro do prazo de Lei.
Ficou com dúvida? Não deixe de acompanhar as novidades no blog da Ignição Digital!