Como Fazer uma Boa Gestão de Contratos

Como Fazer uma Boa Gestão de Contratos

Não é nada seguro para você e para seu negócio apostar em prestação de serviços ou na compra de certos produtos sem nenhum contrato que regularize tais atos, não é mesmo? Porém, o que está escrito no documento deve ser seguido à risca! Para certificar-se disso é necessário ter um bom conhecimento em gestão de contratos.

Ainda tem dúvidas sobre essa área? Confira este artigo e entenda!

O que é a gestão de contratos?

Ao contrário do que muitos empresários pensam, a gestão de contratos não é somente o armazenamento correto e preciso dos documentos para fácil consulta quando necessário, e sim um gerenciamento total das cláusulas e de seu cumprimento.

Todo contrato conta com suas especificidades, certo? Diante disso, é importante ter conhecimento das ações a serem tomadas (por ambas as partes) afim de manter as negociações e a relação saudáveis e com o devido respaldo legal, sem quebras. A área pode, inclusive, trabalhar em parceria com o compliance.

O trabalho da área normalmente é feito por um profissional chamado de gestor de contratos, que é responsável pelo documento desde os cuidados ao elaborá-lo até a certeza e cobrança diante do cumprimento correto das cláusulas apontadas.

Como gerir bem os seus contratos?

As funções de um gestor de contratos são extremamente abrangentes, e para que a administração seja bem feita, como se deve, é importante levar em consideração alguns pontos:

  1. 1. Independente do teor do contrato a ser assinado, todas as partes envolvidas devem ter conhecimento. Não é porque há um gestor de contratos que os assinantes não precisam atentar-se às minúcias estabelecidas;
  2. 2. Deve haver, imprescindivelmente, uma fiscalização periódica que relacione o contrato aos atos que estão sendo realizados e que digam respeito ao documento. O não cumprimento de qualquer cláusula deve ser prontamente interrompido;
  3. 3. Verifique, antes de uma renovação ou da assinatura de um contrato, se a empresa tem fundos e/ou recursos para sustentar o acordo a ser realizado. Uma das grandes razões pelas quebras contratuais e rompimentos comerciais se dá pela falta de cuidado na hora da adesão ao contrato;
  4. 4. Se valer de um software próprio ou até mesmo de um modelo Canvas e planilhas para que nada seja perdido, principalmente no caso de saída do profissional responsável do cargo ou, até mesmo, para sanar dúvidas diante de quaisquer questões sobre vencimento ou valores expostos em contrato. Ainda que devam ser arquivados de maneira que permitam consultas fáceis, os documentos sempre serão menos acessíveis do que um sistema rápido e eficiente.

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