A construção de conteúdos é uma importante etapa da estratégia para alavancar o marketing da sua empresa. Durante todo esse tempo, aqui no blog, eu ensinei várias técnicas de como produzir conteúdos originais e criativos, atraindo vários clientes. Hoje não será diferente, falaremos de mais uma ferramenta, a Newsletter.
O que são Newsletters?
Elas se assemelham muito ao e-mail marketing, mas não são a mesma coisa! A newsletter não tem foco na oferta de produtos ou serviços, e sim no relacionamento com prospects e clientes, promovendo notícias, produtos, serviços, enfim, tudo o que pode ser relevante para o seu público, estrategicamente pensado para avançar o ciclo de venda. A newsletter é uma forma de nutrir e qualificar o seu lead.
As newsletters podem conter um ou mais assuntos, com chamadas diferentes, fotos criativas, conteúdos altamente relevantes para o seu público e um padrão de organização, que deve ser repetido, a fim de criar unidade.
Como funciona?
Pense no seu site ou blog. Ele dissemina conteúdos a fim de atrair mais e mais visitantes, contando com inúmeras técnicas de divulgação. Mas, o que fazer com esses visitantes? Engaje-os!
Através de um cadastro prévio, você reúne informações e divulga newsletters para pessoas realmente interessadas em receber o seu conteúdo com exclusividade.
Com uma base de contatos formada, você tem a oportunidade de estabelecer relacionamento, enviando conteúdos periodicamente, com base na relevância.
Mas, cuidado!: Não encha a caixa de entrada do e-mail do seu leitor, seja assertivo, com uma abordagem personalizada, íntima e criativa. A automação de marketing pode ajudar muito a sua estratégia, facilitando a disseminação de newsletter.
Dicas de como fazer uma newsletter de qualidade
Conteúdo aliado ao Layout: Já ouviu o ditado “molduras boas não salvam quadros ruins”? Com a newsletter não é diferente, invista em conteúdos excelentes e capriche nos layouts.
Atenção: Menos é mais, então, cuidado com as imagens! Não exagere nos textos, tenha uma arte limpa e agradável para que o seu conteúdo seja aceito pelos leitores.
Capriche no título: Ele é o primeiro impacto com o leitor. Prenda a atenção e gere curiosidade, só assim ele abrirá o seu conteúdo. Do contrário, seu e-mail será ignorado e até excluído.
Teste e meça resultados: Conheça a penetração do seu conteúdo junto ao público, dando ênfase a determinados assuntos, melhorando e aprimorando a técnica constantemente.
Uma ferramenta bacana para testes de visualização de layout em diferentes plataformas de e-mail é o Litmus, que simula sua arte no Outlook, Gmail, Yahoo e muitos outros
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