Ministrar palestras é uma forma muito eficaz de transformar e firmar a sua imagem como uma referência do seu mercado. Mas simplesmente falar sobre a sua área não basta para trabalhar a sua autoridade. É preciso que as suas palestras sejam interessantes. Por isso, aprender como fazer uma palestra que realmente cative o público é uma das lições mais importantes para quem pretende ser um empreendedor digital de sucesso.
Com algumas técnicas é possível criar palestras impactantes que valorizem o seu conteúdo e te ajudem a conquistar audiência, o que pode resultar em novos prospects para o seu negócio.
Prepare-se para o seu público
A principal forma de criar uma boa palestra é se preparar minuciosamente. Não há técnica de persuasão ou presença de palco que mascare a falta de conteúdo por muito tempo. Você pode até convencer uma plateia leiga, mas isso não acontece quando o seu público é especializado.
Por isso a sua principal missão é preparar-se para a apresentação, dominar o seu conteúdo de forma que possa responder a qualquer pergunta sobre o assunto que irá tratar na sua palestra.
Comece com impacto
Você não precisa iniciar a sua palestra se apresentando para o público. Se eles estão lá, provavelmente já sabem um pouco sobre você e se interessam pelo que você tem a dizer. Desta forma, o melhor a fazer ao começar a sua palestra é puxar a atenção das pessoas.
Você pode fazer isso aguçando a curiosidade. Uma boa alternativa é sintetizar em uma frase qual é o resultado que elas irão obter ao acompanhar a sua palestra pelos próximos minutos. Lembre-se que as pessoas não estão necessariamente interessadas em quem você é, mas no valor que pode entregar para elas. É importante que isso fique claro logo no início da sua fala.
Saiba como fazer uma palestra contando histórias
Uma dica simples para quem quer aprender como fazer uma palestra é investir em uma das coisas mais poderosas da cultura humana: a narrativa. Ao longo de milênios as pessoas aprendem novos conceitos, entretêm-se e aumentam o seu conhecimento através de histórias. Hoje em dia, nos negócios, essa técnica se chama storytelling.
É muito mais atrativo ouvir uma história durante uma hora do que digerir dados e conceitos técnicos no mesmo período. Você já deve ter se deparado com isso. Imagine ficar em uma sala, que normalmente está com a luz apagada ou fraca em função do projetor de slides, e uma pessoa está lá na frente apontando gráficos e recitando números. É a fórmula certa para te fazer dormir, não é mesmo?
Por isso tente incluir uma pequena história para exemplificar os dados, mostre porque eles são relevantes através da narrativa.
Gostou dessas dicas de como fazer uma palestra? Assine a minha newsletter e fique por dentro das novidades sobre empreendedorismo, marketing e negócios!
Gostaria de mais informações.
Poucas dicas, porem eficazes!!! o público espera ser surpreendido e não a autopromoção do palestrante! e o fato é que quando você surpreende você se promove … automaticamente!