Agora que falamos em “Como transformar um site em um negócio de sucesso em 5 passos”, saber como fazer webinários pode ser muito útil e ajudar a transformar suas páginas em uma poderosa ferramenta de marketing.
Promovendo um webinário organizado e rico em conteúdo, você não só permite ao público ter mais contato com você, como aumenta as suas chances de se tornar uma autoridade na sua área de atuação.
Por outro lado, se o seu webinário apresentar falhas de aúdio, transmissão ou qualquer outro problema, você provavelmente irá perder a confiança do público. Por isso, é preciso estar atento a cada detalhe.
Naturalmente, quando se depende de tecnologia, alguns fatores fogem ao nosso controle e erros ou falhas técnicas podem acontecer mesmo com os mais experientes.
Ok, talvez você não possa garantir que tudo sairá conforme o planejado, mas é possível se organizar para evitar stress e melhorar a qualidade das suas transmissões.
Guia de como fazer webinários
Veja como fazer webinários de sucesso em quatro passos:
1. Faça testes
Qual é a parte mais importante de um webinário? Garantir que todos os participantes lhe ouçam e vejam o seu conteúdo. Afinal, isso é o mínimo que se espera de um webinário.
Assim, você precisa fazer de tudo para garantir a todos os seus participantes uma experiência livre de falhas. E como fazer isso? Testando todos os elementos do webinário antes do dia marcado para o evento.
Aqui estão os passos que você deve seguir:
- Faça um webinário-teste. Se haverá participação de convidados, peça-lhes que compareçam ao teste também;
- Verifique como estão áudio, vídeo e slides;
- Teste o processo de gravação e certifique-se de que o arquivo de vídeo ficou em boas condições;
- Faça testes com todos os componentes interativos. Se o seu webinário tiver chat, pesquisas ou qualquer outra ferramenta interativa, verifique se todas estão funcionando adequadamente.
2. Encontre um braço direito e tenha um plano B
Uma vez feitos os testes, você não vai ficar de braços cruzados esperando o grande dia chegar: ainda há muita coisa a fazer nos dias anteriores.
A primeira providência é encontrar um “braço direito”. Essa pessoa ficará lhe ajudando nos bastidores e dará orientações para os participantes que passem por algum tipo de problema ou dificuldade.
Em seguida, é essencial que você tenha um plano B. Caso alguma coisa dê errada, como você vai lidar com o problema ou consertá-lo?
Por fim, se outras pessoas vão participar do seu webinário, tente fazer um breve resumo de quem são os seus convidados. Leia esse material com antecedência, assim, você vai saber como apresentá-los quando a hora chegar.
3. Cuide das últimas providências
O dia do seu webinário chegou? Então, algum tempo antes, é preciso tomar algumas providências para garantir que não haverá imprevistos ou que você não será interrompido.
Siga a seguinte checklist:
- Prepare o computador. Todos os programas e recursos necessários estão funcionando? O computador está com a bateria carregada ou ligado em uma fonte de energia?
- Desligue o celular e outros aparelhos que possam atrapalhar. Se você precisa desligar muitas coisas, faça uma lista para não se esquecer de nada;
- Desative notificações de e-mails, redes sociais e qualquer outra coisa que possa aparecer ou piscar na sua tela durante o webinário;
- Prepare o cenário. Para quem vai transmitir de casa, a dica é retirar crianças e animais de estimação do recinto;
- Esteja “presente” com pelos 10 a 15 minutos de antecedência. Isso o ajudará a relaxar e estar preparado quando o webinário começar. Além disso, você terá tempo para resolver problemas de última hora.
4. Seja pontual e mantenha a calma
Inicialmente, a principal coisa a fazer é começar o webinário na hora. Quanto maior for o atraso, pior será para a sua reputação (e, consequentemente, do seu negócio).
Em seguida, pergunte ao público se ele está conseguindo lhe ver e ouvir. Peça que lhe respondam através do chat, para confirmar se está tudo ok.
Antes de o webinário começar oficialmente, apresente os seus convidados. Isso ajuda o público a reconhecê-los e evita confusões.
Uma boa dica é criar uma hashtag e incentivar seu público a discutir sobre o assunto nas redes sociais. Você pode, inclusive, inserir a hashtag no canto de todos os slides para incentivar mais.
Por fim, mantenha-se sempre calmo e organizado, e não se esqueça de gravar o seu webinário!
E se alguma coisa der errado?
Bom, a realidade é que, em se tratando de webinários, é bem provável que algo não saia conforme o planejado. Caso o seu “braço direito” não consiga resolver o problema, não tenha medo de interromper o webinário temporariamente se for necessário.
Acredite: seu público irá compreender. Desde que você mantenha o senso de humor e a flexibilidade e tenha um plano alternativo, tudo irá correr bem.
E, se o problema lhe incomodar muito, você pode editar o que foi gravado quando tudo terminar.
Recapitulando o que falei sobre como fazer webinários
Neste artigo, você aprendeu:
- Por que fazer webinários é importante
- Como planejar o seu webinário
- O que fazer se algo der errado
Agora, que você sabe como fazer webinários, o que você está esperando para produzir seu próprio conteúdo? Promova os seus webinários e veja como eles lhe ajudarão a ter muitos mais resultados.
o que devo fazer, ou seja o que necessito? baixar um programa? promeiros passos…obrigado, muita PAZ!
Com que ferramenta digital eu realizo um webinário?