Fidelizar clientes já é um grande desafio, mas e a fidelização dos seus clientes mais lucrativos? Existe alguma técnica diferenciada? O relacionamento deve ser premium? Nesse artigo eu responderei essas e outras perguntas para auxiliar você nessa empreitada. Confira a seguir.
Tudo começa com o mapeamento dos clientes mais lucrativos
Para iniciar o processo de fidelização dos seus clientes mais lucrativos você precisa mapeá-los.
No caso de lojas físicas e prestadores de serviços monte uma planilha com as informações de todos os seus clientes, anexando o ticket médio das compras. Para as lojas virtuais você pode criar bancos de dados usando o CRM.
O CRM (Customer Relationship Management), em português Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta muito eficiente para você mapear e fidelizar os seus clientes mais lucrativos, melhorando o processo de aquisição, transação, atendimento, retenção, relacionamentos, etc.
Experiência de marca
Os clientes mais lucrativos tendem a ser os que gastam com frequência, com tickets médios elevados. Entenda que quando um cliente confia em seu produto ou serviço um montante de dinheiro, ele confia em sua empresa. Logo, uma experiência de marca seria extremamente positiva para aumentar essa confiança e promover engajamento.
Por exemplo, cervejarias pequenas não trabalham com frequência a experiência de marca, já a Heineken todos os anos leva alguns seletos consumidores para assistir à final da UEFA Champions League. Logo, qual marca tem mais peso na mente dos consumidores?
Mas não precisa levar os seus clientes até a Europa para promover experiências de marca, um brinde, uma carta escrita à mão, uma embalagem personalizada, uma entrega premium, um evento simples, enfim, são várias opções para você tocar o coração do cliente e fidelizá-lo.
Excelência no atendimento
Se o seu atendimento for excelente você conquista o cliente, independentemente do ticket médio da compra.
Contudo, clientes mais lucrativos tendem a se importar mais com a recepção e atendimento do que com o preço em questão. Não acredita? Pois bem, qual é o motivo das pessoas irem a restaurantes super caros, ao invés de comerem em restaurantes mais baratos? Além da comida boa, é claro, o atendimento e a sensação de status são as respostas.
Portanto lute para conquistar a sonhada excelência no atendimento, assim os seus clientes mais lucrativos irão adquirir valor por sua empresa, facilitando a fidelização.
Recompense o retorno dos clientes premiums
Os clientes mais lucrativos gostam de ser mimados, com brindes, atendimento exclusivos, etc. Uma das formas de você estimular esse retorno é através de programas de fidelidade, promovendo brindes, descontos e vantagens para quem comprar de você.
Outra sacada matadora para você fidelizar os clientes mais lucrativos é promovendo o upsell com clientes de ticket médio baixo. Eles já confiam em você, e com certeza existe uma predisposição para aumentar o valor das compras.
Viu só como não é tão difícil fidelizar os seus clientes mais lucrativos? Aproveite e assine nossa newsletter para garantir mais sacadas sobre relacionamentos e fidelização!