Para os lojistas de lojas físicas, se proteger de pessoas mal intencionadas não é uma tarefa tão difícil. Câmeras de segurança, olheiros e seguranças evitam determinados tipos de transtornos.
E quem possui loja virtual? Os riscos são muitos grandes e podem se tornar verdadeiras dores de cabeça para os donos de e-commerce. O chargeback é uma arma contra esse tipo de problema e a seguir você saberá como ele funciona!
O que é chargeback?
Pode ser que você ainda não conheça, mas chargeback é uma palavra bastante comum no vocabulário de quem trabalha com lojas virtuais. Ele ocorre quando o pagamento de uma compra feita online é cancelado pela operadora de cartão de crédito.
O chargeback só acontece a pedido do titular do cartão, que normalmente faz a solicitação quando não reconhece uma transação presente em sua fatura. Após isso, a operadora faz uma análise e, caso perceba que realmente foi algo fora da normalidade, realiza o estorno.
Situações em que o chargeback ocorre
O número de fraudes online, infelizmente, é grande. Caso você ainda não tenha se deparado com alguma situação desse tipo em sua loja virtual, o melhor é ficar atento a fim de minimizar os riscos. Porém existem também outras situações em que o chargeback pode acontecer. Confira!
Fraude
Neste caso, o cliente alega que não reconhece a compra efetuada. Em grande parte das vezes, ele pode ter sido vítima de clonagem de cartão ou mesmo teve seus dados pessoais roubados.
Problemas na entrega
É quando o cliente alega que não recebeu a mercadoria ou que recebeu outro produto no lugar do que comprou.
Erro no valor cobrado
Acontece quando a loja cobra um valor diferente do anunciado e o cliente só percebe quando vê na fatura.
Erro de processamento
Ocorre quando, no momento da compra, há um erro de processamento do banco. Esse é mais raro do que os casos listados anteriormente.
Saiba como evitar o chargeback em sua loja virtual
Antes de tudo, vale a pena ressaltar que todo negócio está sujeito a riscos, seja ele virtual ou não. Porém, algumas posturas adotadas podem evitar que prevenir esse problema.
Fazer a verificação dos dados do cliente e constatar se o endereço de entrega é o mesmo que foi cadastrado no site, por exemplo, é uma forma de evitar fraude. Além disso, é comum que as fraudes ocorram em um mesmo cadastro com cartões diferentes e, por isso, o ideal é estar alerta às tentativas sucessivas de compras. Por fim, vale a pena investir em uma equipe qualificada para focar no combate ao chargeback.
Para tornar o seu site ainda mais seguro, saiba como escolher uma plataforma para e-commerce, descubra o que é um gateway de pagamento e conheça o certificado SSL.
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