O trabalho remoto é uma realidade cada vez mais presente no mercado, mas, para funcionar, é preciso contar com ferramentas especializadas. O Zoom faz videoconferências corporativas. É possível realizar webinars, acessar análises de reuniões, fazer reuniões de brainstorm com um recurso de quadro branco e muito mais!
Ao longo deste artigo você vai aprender tudo sobre essa ferramenta. Verá:
- – o que é o Zoom e como funciona;
- – vantagens de utilizar o Zoom para videoconferências;
- – Zoom ou Skype: qual vale mais a pena?
O que é o Zoom e como funciona?
Em suma, o Zoom é uma plataforma de vídeo e áudio conferência on-line voltada para empresas e profissionais que querem realizar suas reuniões com segurança, mesmo à distância.
Hoje, a ferramenta está disponível tanto para computador (em suas versões Web e com um software para download) quanto para celulares e tablets. Isso sem contar sua extensão para navegadores e seu complemento para o Outlook. Ou seja, é realmente possível acessá-la de qualquer lugar que conte com um acesso à internet.
Existem diversas ferramentas, como o Zoom, para videoconferência on-line. Porém, ele conta com algumas características únicas. Para começar a utilizá-lo, o primeiro passo é criar uma conta na plataforma. Depois disso, você já pode usar a sua versão gratuita.
Começar uma nova conferência é simples, rápido e fácil. O administrador, ou seja, a pessoa que vai criar a sala, precisa ter o programa instalado em seu computador ou dispositivo mobile. Ou seja, não é possível utilizar a versão web para isso.
Após a criação, ele pode enviar o link de convite para o e-mail de quem desejar ou simplesmente compartilhar um link. Todos podem acessar, tendo ou não uma conta na plataforma. Porém, para ter acesso a funções como compartilhar a tela ou controlar o som dos outros usuários, sim.
As funcionalidades do Zoom são:
- – áudio e videoconferência on-line;
- – webinar;
- – chat em tempo real;
- – transferência de arquivos;
- – controle de microfones;
- – quadro branco para brainstorms;
- – compartilhamento de tela avançado (uma pessoa compartilha e outras podem ter o acesso para interagir com a tela compartilhada);
- – possibilidade de separação de usuários em salas diferentes para a mesma apresentação;
- – chamadas armazedas na nuvem;
- – integrações com diversos serviços terceiros;
- – relatórios de participação;
- – transcrição automática nos planos mais avançados.
Além do plano gratuito, existem várias modalidades pagas que podem se adequar às necessidades da sua organização. São três planos pagos: pro, business e enterprise.
Vantagens de utilizar o Zoom para videoconferências
Agora que você já entende mais sobre o Zoom para videoconferências, chegou a hora de conhecer suas maiores vantagens.
Uma das grandes vantagens daqueles que optam por utilizar essa ferramenta são as suas integrações. A oferta é enorme e, hoje, no dia a dia das organizações, isso vai muita diferença.
Quanto maior possível for a integração com outros softwares, mais valerá a pena pagar pelo Zoom, por conta dos facilitadores que vêm junto com ele. Além disso, a gravação ilimitada na nuvem também é algo que seus maiores concorrentes não oferecem.
Sua versão gratuita também é uma grande vantagem. Afinal, assinar uma ferramenta é uma decisão difícil, e muitas vezes um simples trial não é o suficiente para convencer o usuário de que vale a pena gastar o dinheiro da empresa ali. Por isso, a gratuidade no plano mais básico é tão importante.
Também não há exigência de e-mail empresarial para criar a conta, algo que não acontece com o Google Meets, por exemplo.
Zoom ou Skype: qual vale mais a pena?
Existem diversas ferramentas no mercado, mas o Skype e o Zoom, para videoconferências, ainda são grandes concorrentes. Mas como escolher o melhor para a sua empresa?
Essencialmente falando, é possível realizar calls em ambas as ferramentas. Porém, a escolha dependerá das necessidades da sua empresa. O Zoom é especialmente voltado para a realização de reuniões.
Já o Skype também funciona muito bem para as comunicações do dia a dia de uma empresa, e isso o Zoom não faz. Portanto, para que seja possível escolher um, você precisa compreender o real objetivo da utilização. Se você precisa de um chat rápido para conversar com sua equipe ao longo do dia, o Zoom pode não ser a melhor escolha.
Conclusão
Ao longo deste artigo você conheceu mais sobre o Zoom para videoconferências corporativas, descobriu tudo sobre o funcionamento da plataforma e suas funcionalidades e ainda conheceu as maiores vantagens de quem opta por sua utilização.
Além disso, também descobriu a maior diferença entre o Zoom e o Skype e como escolher o ideal para você.
Gostou deste artigo? Aqui na Ignição Digital você consegue encontrar muito mais artigos como esse, para ajudar na produtividade da sua empresa.