Hoje vou compartilhar com você uma estratégia simples que pode ajudar sua empresa a se desenvolver e não ter mais problemas com substituição de profissionais para alguns cargos. Mas antes, preciso saber: você tem um plano de sucessão preparado? Sabe a importância desse tipo de planejamento para o crescimento do seu negócio?
Confira esse artigo até o fim e entenda mais!
O que é e qual a importância de um plano de sucessão?
Muitos confundem plano de carreira com plano de sucessão. No entanto, são distintos. O de carreira se refere ao profissional, ao que ele almeja alcançar durante os próximos anos. Já o de sucessão, se refere à empresa, ou seja, é uma forma de garantir a autonomia dos colaboradores e uma maneira de fazê-los crescer. O resultado desse plano é que, em caso de necessidade de transição, haja profissionais aptos a assumirem maiores responsabilidades, sem prejudicar o andamento dos processos internos.
Levando em consideração que o plano de sucessão é bom para os colaboradores e para a firma, fica mais fácil compreender o porquê de essa estratégia ser tão importante. Afinal, supre os dois lados e garante o desenvolvimento empresarial.
Como implementar na sua empresa?
Para implementar no seu negócio, comece desenvolvendo um planejamento de ações. Nele, deverão conter atividades que visem impulsionar os colaboradores para que suas habilidades sejam desenvolvidas e se tornem competências para assumir outros cargos internos.
É importante atenção para tomar outras ações:
- • identifique quais são os melhores funcionários;
- • ofereça formas de capacitação;
- • dê apoio à liderança atual e incentive a formação de novos líderes;
- • tome medidas para aumentar a retenção e evitar o turnover;
- • garanta desenvolvimento de todas as áreas da empresa, não só dos funcionários que estão no topo;
- • deixe claro quais são as estratégias para sucessão;
- recompense os colaboradores por conquistas e faça-os sentir notados e reconhecidos.
Claro que você não pode apenas começar a tomar essas medidas sem antes fazer ajustes e avaliar o cenário atual. Minha dica é: comece entendendo quais as falhas da sua empresa. Quais áreas tem mais rotatividade e pense em como você pode mudar isso.
Outra atitude que deve tomar antes de implantar o plano de sucessão, é: faça uma pesquisa interna. Essa avaliação é importante para compreender o grau de satisfação dos funcionários e ajudar a implantar um plano de sucessão estratégico.
E aí? Pronto para começar agora mesmo a torna os cargos da sua empresa muitos mais planejados e com visão de crescimento? Gostou das dicas? Continue navegando pelo Ignição Digital e amplie seus conhecimentos!