Para ter sucesso no marketing digital, o primeiro passo é construir autoridade e se tornar conhecido. Para quem está nessa situação, saber como influenciar pessoas compartilhando conteúdo no site e redes sociais da empresa é mais do que essencial.
De acordo com uma pesquisa da MindMiners, 92% dos Millennials (geração que nasceu após o início da década de 1980 até o fim de 90) já fizeram compras pelo e-commerce. Isso só demonstra que cada vez mais a atenção dos clientes será disputada. Por essa razão, neste artigo falaremos sobre:
- – o que é e por que influenciar pessoas;
- – como influenciar pessoas no mundo real?;
- – dicas para influenciar pessoas.
O que é influenciar pessoas e por que se dedicar a isso?
Antes de saber como persuadir e influenciar pessoas, é importante entender o que exatamente é influenciar. Seguindo o dicionário do Google, influenciar significa “exercer uma ação psicológica, uma ascendência sobre (alguém ou algo) ou deixar subjugar-se por esta ação”.
Ou seja, influenciar é, basicamente, fazer com que alguém passe a considerar uma sugestão sua e até mesmo convencer alguém 100% a fazer algo. Essa é uma técnica fundamental em ações de marketing e publicidade de empresas, afinal, convencer seu público-alvo de que seu negócio é referência no ramo é o grande passo para o lucro.
Como influenciar pessoas no mundo real
A influência digital, assim como tudo na internet, é baseada no mundo físico, mas não totalmente, afinal, adaptações de linguagens e abordagens precisam ser feitas. No entanto, entender os pilares da comunicação cujo objetivo é influenciar pessoas no olho a olho é bastante útil.
Segundo uma pesquisa de programação neurolinguística da Universidade da Califórnia, somente 7% da comunicação entre pessoas acontece pelas palavras. 38% é pelo tom da voz, enquanto que postura e expressões correspondem a 55%.
O que podemos tirar dessas informações? Que, na hora influenciar pessoas, a maneira com que falamos algo é muito mais importante do que o conteúdo em si.
Dicas para influenciar pessoas na internet
Apesar da influência de pessoas ser uma tática importante para ser aplicada no mundo “real” ou físico, não podemos negar que a influência exercida na internet está cada vez mais importante, principalmente para empresas de todos os tamanhos. É o que falamos aqui no blog com frequência: o marketing digital.
É por meio de muitas das ações que fazem parte do marketing digital que o seu negócio terá a oportunidade de influenciar seu público-alvo. Se você quer saber como influenciar pessoas na internet pelo site e redes sociais do seu negócio, veja as dicas a seguir.
1. Fuja dos títulos enganosos
Se você costuma tratar sua audiência como um grupo de pessoas que podem ser facilmente manipuladas, saiba que não é assim que você saberá como influenciar pessoas na internet.
É preciso dar à sua audiência a importância que ela, de fato, merece. Quer demonstrar que valoriza seu público? Então, crie títulos que entregam o que prometem.
Títulos sensacionalistas são uma excelente maneira de afastar de vez os visitantes do seu site. Então, resista à tentação da propaganda enganosa.
2. Dê sempre os créditos
Todos nós gostamos de levar os créditos por algo que fizemos da maneira correta, seja um trabalho importante ou apenas uma piada.
O reconhecimento também é importante no meio online. Se você está reproduzindo uma história, passando uma imagem adiante ou qualquer coisa do tipo, não se esqueça de dizer a quem aquilo pertence.
Não se trata apenas de etiqueta, mas também de uma maneira de lisonjear os colegas que apreciam atrair as atenções.
3. Seja bem-humorado
Sejamos sinceros: os tempos estão cada vez mais difíceis para todos. Nessas horas, encontrar um jeito de compartilhar a esperança com o seu público irá gerar uma ótima impressão de você.
Claro, você não precisa escrever um livro de autoajuda. Mas procure formas de acrescentar bom humor ao seu conteúdo, transmitindo alegria e positividade ao público, mesmo que sutilmente.
Acredite: fazendo isso, sua audiência irá se lembrar de você com muito carinho.
4. Seja compreensivo
A maioria das pessoas que você vai conhecer está procurando por simpatia e compreensão. Se você é capaz de dar isso a elas, não tenha dúvidas: você terá uma audiência fiel.
Desastres e tragédias acontecem, você não pode evitá-las. Mas pode demonstrar atenção e respeito pelas questões que impactam o seu público.
Não importa o tipo de problema, o importante é que você deixe claro para os seus visitantes que se importa (e, claro, fazer isso da maneira mais sincera possível).
5. Elogie sempre
Você com certeza gosta de se sentir importante — seus clientes também! Para engajar o público, é essencial produzir excelentes conteúdos, mas há uma maneira de ir além e incentivar ainda mais o envolvimento dele. A dica é procurar oportunidades para reconhecer a contribuição dos visitantes e encorajar sua participação.
Por exemplo: ao final de um conteúdo, experimente perguntar aos leitores se eles gostariam de falar algo sobre o assunto, respondendo ao máximo de comentários possível. E, quando alguém comentar algo realmente interessante, reconheça a opinião dessa pessoa.
6. Seja você mesmo
Essa dica vale principalmente para empreendedores que representam a empresa na internet. Ou seja, para quem é o “garoto propaganda” do próprio negócio.
O conselho pode parecer bobo, mas é verdadeiro: na hora de fazer amigos (ou conquistar uma audiência), o melhor é ser você mesmo.
Talvez você demore um pouco, mas o processo de dedicação, trabalho duro e autoconhecimento é o caminho mais indicado para chegar à “persona” única e que melhor lhe representa.
Precisa de uma ajudinha para começar? Experimente contribuir com algo novo para os assuntos de que você fala a partir do seu próprio ponto de vista e experiência.
7. Molde a cultura do público
Dois atributos que você precisa ter para cultivar uma imagem online positiva são caráter e autocontrole. Se você observar bem, verá que bons comunicadores têm grande influência sobre a opinião e o comportamento do seu público.
Para quem quer se tornar um exemplo, o segredo é assumir um tom ponderado e estar consciente de como os seus visitantes interagem nos comentários.
8. Seja modesto
Se as pessoas estão sempre lendo suas publicações é porque você tem inteligência e sabe como influenciar pessoas compartilhando conteúdo. Apesar da confiança ser fundamental, a verdade é que você irá muito mais longe se for modesto.
Por exemplo: no lugar de criticar os erros dos outros, fale dos erros que você mesmo cometeu. A ideia de que ninguém é perfeito atrai muitas pessoas.
9. Conte uma história
Você prefere apenas escutar alguém falando sobre determinado assunto ou ouvir uma estória? A segunda opção é a preferida da maioria das pessoas.
Para deixar o seu conteúdo mais interessante, estruture-o como uma história. Pinte uma imagem viva, que o público possa sentir, ver ou experimentar. Se quiser ir além, tente contar a história de alguém mais interessante que você e com quem seus leitores possam se identificar.
Agora que você já sabe do poder da influência e também como influenciar pessoas na internet, confira outros artigos do blog Ignição Digital com dicas e insights para você que quer ver seu negócio deslanchar!
Estava fazendo uma pesquisa sobre “Como fazer amigos e influenciar as pessoas” para aplicar em minha nova atividade, venda de filtros para água. Li esse livro a muito tempo e realmente é de grande valor, conselhos verdadeiros.
Vi dois videos e considero importates como dicas importantes para quem deseja iniciar algum négocio, na verdade ninguem começa do zero considerando que a disposição de começar já é um valor como força interior.
É muito bom o video.
Olá Natanael,
Ótimas dicas, a primeira dica retrata muito bem a realidade de muitas pessoas que tentam empreender na internet porém enganando as pessoas com toda a certeza quem faz isso está fadado ao fracaço.
Abraço