Como me tornar um empreendedor? Eu também me fiz essa mesma pergunta quando resolvi me aventurar pelo mundo do empreendedorismo. Os iniciantes precisam enfrentar diversas dúvidas, mas, atualmente, a principal é como empreender em um mercado em constante transformação demográfica e tecnológica?
O mundo não é realmente mais como era antes e novas formas de empreender aparecem o tempo todo acompanhando as tendências de comunicação e comportamento do consumidor cada vez mais conectado. Fazer um estudo de mercado e elaborar um planejamento é essencial para alcançar sucesso em sua empreitada, como eu fiz.
E em 2017, como me tornar um empreendedor?
Dizem que o empreendedorismo mudará o Brasil (como está mudando o mundo). Não duvido disso. Mas não existe uma escola na qual possa se formar empresários. A situação fica ainda mais nebulosa quando pensamos como será o futuro de um mercado que muda o tempo todo quanto o atual. Este cenário torna a pergunta “como me tornar um empreendedor em 2017?” um pouco difícil de ser respondida.
Mas baseando-se nas tendências e demandas da era digital, alguns especialistas estão citando tendências que vão guiar os empreendedores no próximo ano. Abaixo, listo algumas delas.
Ferramentas tecnológicas intuitivas
Em 2017, as inovações tecnológicas serão ainda mais fundamentais para os negócios sobreviverem. Neste contexto, terão destaque as ferramentas autoexplicativas que permitem um gerenciamento prático e simples, sem necessidade de conhecimento técnico por parte dos funcionários.
Branding
Em meio à concorrência assídua, as previsões indicam que o desenvolvimento de marcas pessoais será estratégia cada vez mais eficaz para se diferenciar no mercado.
Público-alvo: geração millenium
As empresas deverão focar-se em compreender os interesses, comportamentos, pensamentos e outras características da nova geração, a millenium. Se quiser que seu empreendimento seja bem-sucedido, oriente suas estratégias para satisfazer as necessidades desses que se transformarão cada vez mais em potenciais clientes.
Trabalho remoto
O trabalho remoto se tornará cada vez mais uma tendência. E para que seus funcionários tenham uma boa produtividade e desempenho, será preciso investir em treinamentos de equipes. Por sua vez, este é um grande nicho de negócio a ser explorado.
Preocupação com a saúde e nutrição
A principal preocupação da nova geração de consumidores é ter um estilo de vida saudável. Eles procuram aplicativos e ferramentas que permitam fazer registros nutricionais e manter hábitos esportivos para alcançar resultados. Por isso, o mercado de saúde estará entre as principais oportunidades para novos empreendedores.
E-commerce
A tendência para 2017 é que o e-commerce ganhe cada vez mais espaço em comparação às lojas físicas. Os consumidores estão demonstrando interesse em comprar on-line quando ganham frete grátis ou outra vantagem semelhante. Quem deseja empreender no próximo ano no setor do comércio, deve montar seu espaço na internet para alcançar essa demanda.
Mais proximidade dos clientes
Tudo indica que investir no marketing de relacionamento continuará garantindo destaque aos empreendedores em 2017. Ao mesmo tempo que as empresas devem se aproximar dos seus clientes, a tendência é as pessoas recorrerem a serviços e produtos que não são vendidos de forma direta e uma única vez, como o Uber. Fica a dica!
Valorização do potencial de cada funcionário
A formação de líderes dentro das empresas será mais voltada ao desenvolvimento dos pontos fortes de cada funcionário, para reforçar o seu talento natural. Treinamentos massivos, focados em habilidades comuns, perderão espaço no que diz respeito a manter a competitividade das organizações no mercado.
Sustentabilidade
Reforçar a cultura da sustentabilidade por meio da sua produção e/ou ações continuarão em alta. Empreender com consciência e encontrar soluções para preservar o meio ambiente são chaves para tocar com sucesso um negócio no futuro, em que os recursos naturais estarão cada vez mais escassos.
Espero que essas sacadas tenham sanado um pouco as suas dúvidas. Se você gostou e quer conteúdos mais relevantes para começar o seu negócio, não deixe de assinar a nossa newsletter!