Modelo de Proposta Comercial: Saiba Como Fazer!

modelo de proposta comercial

Quem trabalha com vendas já sabe: a proposta comercial é a oferta dos produtos ou serviços que a sua empresa está vendendo. É esse o documento que o seu cliente vai assinar ao fechar o negócio ou a compra. Portanto, ele deve conter todas as especificações do que foi negociado e os detalhes de tudo que foi acordado. E para que nada seja esquecido, confira abaixo um guia básico de como montar um bom modelo de proposta comercial.

Reúna todas as informações

Antes de começar a elaborar o modelo de proposta comercial, separe todas as informações que você precisa. Isso vai facilitar seu trabalho e evitar que informações sejam esquecidas. Se necessário, crie um índice de tudo que a proposta terá. Ele pode, inclusive, ser utilizado na própria proposta, para ajudar o cliente a localizar o que foi acordado ou que ele mais precisa saber.

Apresente sua empresa

Embora não seja obrigatório, esse item do modelo de proposta comercial é importante para o fechamento de novos negócios ou vendas. Nessa parte, aconselho falar sobre a história da empresa e também sobre os trabalhos realizados. Isso vai transmitir mais credibilidade ao cliente e ainda mostrará o campo de atuação do seu negócio. É também uma excelente oportunidade para dar ênfase a produtos que estão ligados ao escopo.

Destaque os objetivos

Essa é uma parte essencial e, se eu fosse você, dedicaria muita atenção. Afinal, é nessa área do modelo de proposta comercial que o cliente vai saber as vantagens de comprar os seus produtos ou contratar os seus serviços. Aqui é aconselhável inserir tanto os resultados que são esperados, quanto os principais benefícios que o seu cliente vai obter com a ajuda da sua empresa. Portanto, muita atenção!

Dedique-se ao escopo do modelo de proposta comercial 

Se no objetivo você precisa falar das vantagens que vai oferecer ao cliente, no escopo, a ideia principal é citar, em números, qual será o serviço prestado. É importante colocar o número de pessoas envolvidas com o projeto, o nível dos profissionais, quais são as equipes responsável, a quantidade de horas demandada, e todas as informações que estiverem ligadas às características do que foi comprado ou contratado.

Crie uma cronograma

Como você já deve imaginar, inserir as datas no modelo de proposta comercial é importante para que o cliente consiga acompanhar todas as etapas e saber em quanto tempo o projeto será concluído. Para evitar cobranças desnecessárias, e para o bem da imagem de sua empresa, recomendo criar um cronograma totalmente possível de ser cumprido.

Especifique os valores

Essa é outra forma de evitar problemas futuros. Todos os valores dos produtos e serviços que estão sendo negociados, devem constar obrigatoriamente em um bom modelo de proposta comercial. Nesse item, também indico que você coloque as formas de pagamentos que sua empresa aceita. Se possível, seja amigável com o cliente e dê a ele mais de uma opção. Você também iria gostar disso!

Invista na identidade visual

Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Aposto que sim! Então, tente sempre investir na identidade visual de qualquer proposta comercial que for trabalhar. Apresente uma boa capa, trabalhe com o logo de sua marca e, com isso, transmita uma boa imagem da sua empresa. Este é um dos primeiros passos para conquistar o cliente.

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