Como o Empreendedorismo Social Pode Ajudar o Brasil

Empreendedorismo social, basicamente, diz respeito a negócios que geram lucros e, ao mesmo tempo, trazem ideias que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Diferentemente de ONGs ou empresas comuns, procuram solucionar problemas sociais visando rentabilidade. Seu público-alvo principal são pessoas que estão excluídas do mercado tradicional, o que ajuda a combater a pobreza e diminuir a desigualdade ao passo que oferecem as mesmas oportunidades a todos.

Apesar de se focar em inclusão social, geração de renda e qualidade de vida, o empreendedorismo social costuma gerar retorno significativo para o empreendedor. No Brasil, o que não faltam são demandas, o que torna esse tipo de negócio ótima oportunidade para quem deseja empreender.

Por aqui, muitos já abraçaram o empreendedorismo social. Eles estão contribuindo para mudar realidades nos mais diversos setores. Assim como outros negócios, esses também são inovadores. Diversas associações apoiam esse tipo de iniciativa, como é o caso da Fundação Schwab, que inclusive premia negócios que se destacam nesse setor.

Que tal mudar a realidade brasileira com o empreendedorismo social?

Se você já sonhou em mudar o mundo ou pelo menos a sociedade ao seu redor, o empreendedorismo social é uma ótima oportunidade de colocar isso em prática e ainda garantir seu sustento. Está interessado? Confira algumas dicas para embarcar nessa e quem sabe contribuir para a construção de um Brasil melhor para todos!

Identifique um problema

O primeiro passo para investir no empreendedorismo social é identificar um problema da sociedade, independentemente do setor: alimentação, educação, mobilidade urbana, moradia, saúde, enfim, demandas que infelizmente não faltam no Brasil.

Entenda o seu público-alvo

As mesmas técnicas que valem para o empreendedorismo tradicional também podem ser aplicadas aqui. Não adianta apenas ter uma ideia inovadora se você não conhece a fundo o problema. É necessário conviver com seu público-alvo para entender melhor quais são as suas necessidades. Vale também utilizá-lo como fonte de informação. Se muitos negócios tradicionais não dão certo porque não atenderam a dor do cliente, aqui esse risco fica ainda maior dado à sua complexidade.

Monte seu projeto

Depois de levantar todas as informações necessárias, o próximo passo é colocar todas as suas ideias no papel. Defina um plano de marketing, uma proposta de valor e orçamento/custos. Outro passo importante para empreender no campo social é utilizar indicadores para medir o impacto do seu negócio.

O empreendedorismo social ainda esbarra em diversos desafios. Quem investe em negócios desse tipo precisa testar modelos até encontrar algum que dê certo. Tudo a ver com as características do empreendedor, não é mesmo?

Espero que esta sacada tenha inspirado você! Continue por aqui e obtenha mais insights para você começar seu negócio!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *