Oi, tudo bom? Hoje vou explicar como o Google funciona. Você também vai descobrir como podemos influenciar cada uma das etapas pelas quais o conteúdo passa.
A missão do Google é: “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”. É importante destacarmos as palavras “acessíveis” e “úteis” porque elas vão completamente ao encontro da nossa estratégia. Afinal, não adianta nada você ser encontrado e estar acessível ao público se o seu site ou produto não for útil e não gerar valor para o seu visitante a ponto de ele tomar uma ação, seja ela comprar, converter ou se cadastrar no seu site. Mantenha sempre isso em mente.
A página de resultados do Google (SERP) é o cenário onde nosso trabalho acontece. Nela, você pode ver os seguintes elementos: links patrocinados, busca orgânica e maps. Isso é o chamado resultado misto do Google, onde o buscador pode mostrar mapas, imagens e vídeos, de acordo com o que ele acha que pode ser mais relevante para o usuário.
Mas, antes de passar para o processo de indexação e otimização, vamos falar um pouco sobre SEO.
Veja também Como evitar que seu site seja punido no Google
O que é SEO?
O Search Engine Optimization (Otimização para os Mecanismos de busca) é uma estratégia muito conhecida, mas que costuma ser apresentada de maneira bem limitada. Muitas empresas e profissionais limitam o SEO a identificar erros e palavras chave e estar bem posicionado no Google – e só.
Porém, eu acredito que o SEO não deve significar apenas estar bem posicionado ou presente nos mecanismos de busca. É importante ter uma terceira etapa, a conversão. Ou seja, o SEO só vale a pena a partir do momento em que você faz o levantamento estrutural, produz conteúdo, consegue posicionar o seu site e gera conversão. Só assim o SEO pode ser considerado uma estratégia de marketing eficiente.
Resumidamente, o trabalho de SEO consiste em posicionar um site no topo dos resultados de busca e, com isso, gerar negócios.
Um dado importante que muitas pessoas esquecem é outros meios também influenciam. Muitas empresas fazem anúncios em jornais ou na televisão e, quando são procuradas no Google, não são encontradas, interrompendo a experiência de compra. Então, você tem que seguir a mesma estratégia online e off-line.
Adwords X SEO
Outra informação importante é separação do percentual de cliques. Em média, 70% dos cliques ficam na busca orgânica, e 30% ficam nas campanhas de Adwords. O ideal é que você trabalhe com as duas estratégias, mas a busca orgânica pode se mostrar muito mais lucrativa e mostrar resultados mais eficiente.
Limitar-se ao Adwords é bem mais caro e você nunca vai conseguir posicionar o seu site, pois não está fazendo um trabalho de SEO.
Os passos da indexação de conteúdo
Agora, vamos falar do processo de indexação de um conteúdo. Basicamente, todo mecanismo de busca passa por rastreamento, indexação, ranqueamento e apresentação do resultado que a própria interação com o usuário.
Imagine que você acabou de publicar um conteúdo. Ele vai ser rastreado pelo Googlebot e irá para o banco de dados do Google, onde vai ser feita a indexação. Nesse momento, ele já vai fazer uma série de análises dentro do código HTML, do conteúdo e da popularidade do link. Feito isso, ele irá ranquear essa página específica e apresentar o resultado para os usuários.
O que pouca gente sabe é que, no momento em que isso é apresentado para o usuário, o Google avalia a taxa de cliques para aquele anúncio, a visualização na busca orgânica para aquele resultado e a experiência com o conteúdo.
Então, digamos que o seu site está na 3ª. posição para determinada palavra chave. Se o Google perceber que as pessoas entram no seu site e voltam para a página de busca, ele vai entender que o resultado não está tão interessante. Devido a isso, ele pode colocar o seu site na 4ª. posição, e assim sucessivamente. Se o contrário acontecer, seu posicionamento irá melhorando.
Melhorando a parte estrutural, nós influenciamos o rastreamento; com aas palavras chave e conteúdo especifico, nós influenciamos a indexação; com links externos e de chegada, influenciamos o ranqueamento; e o último é a interação com usuário, a otimização da conversão, quando podemos gerar uma experiência realmente boa para o usuário.
Vamos entender agora como funciona cada uma das etapas:
1. Rastreamento
Nesse momento, você precisa se preocupar com a acessibilidade do site. Será que o site está acessível aos mecanismos de busca? E o conteúdo, está sendo indexado? O Googlebot sai observando as ligações entre os sites e fazendo o rastreamento.
Por isso é importante que, quando você criar um conteúdo novo, coloque um link apontando para ele no conteúdo antigo, porque o antigo já está indexado, e isso facilita o rastreamento.
2. Indexação
Depois de rastrear sua URL, o Google vai deixa-la no seu banco de dados. É aí que acontece a indexação. Os fatores básicos de uma boa indexação são:
- determinação da relevância, com avaliação do código HTML e da parte estrutural
- conteúdo, com avaliação das palavras chave e do contexto
- determinação da popularidade, com avaliação dos links e da reputação
Depois dessa avaliação, seu site será indexado e receberá uma pontuação.
3. Ranqueamento
Nessa etapa, o Google utiliza uma série de algoritmos para determinar quem vai ficar em casa posição. Um dos algoritmos utilizados é o PageRank. Segundo esse algoritmo, quanto mais votos o site tiver, isto é, quanto mais links apontarem para ele, maior é a sua autoridade e, consequentemente, seu PageRank. Trata-se, então, de uma transferência de relevância.
Como esse algoritmo começou a ser manipulado negativamente, outros algoritmos passaram a ser utilizados também, como o Trust Rank, que avalia a reputação de um site específico. Ou seja, agora, não importa apenas a quantidade de links, mas também a qualidade. Além disso, o Google também avalia os sites com que você se relaciona.
Agora que você já sabe como funciona o Google e como influenciar positivamente esse processo, avalie quais são as melhores estratégias para melhorar o seu site e a experiência do seu usuário. Até breve!