A pesquisa de marketing é um dos principais instrumentos para verificar, junto ao mercado, a viabilidade de um novo negócio, produto ou serviço. É através do levantamento feito nesta pesquisa que o empreendedor poderá acessar dados sobre seu público-alvo, concorrentes e parceiros disponíveis para a sua empresa.
É com a pesquisa de marketing que o empreendedor poderá identificar oportunidades e ameaças à sua ideia de negócio, podendo fazer os ajustes necessários antes do seu lançamento.
Não há um momento definido para que o empreendedor faça uma pesquisa de marketing, é importante que ele utilize este recurso todas as vezes que julgar necessário encontrar novas informações no mercado.
O empreendedor pode usar a pesquisa de marketing para lançar o seu negócio, criar novos produtos, pensar em ações de comunicação, monitorar o desempenho de campanhas em andamento e até mesmo para verificar a imagem da empresa junto ao público.
Principais tipos de pesquisa de marketing
Existem diversas classificações para os tipos de pesquisa que podem ser desenvolvidos pelo marketing de uma empresa. Elas podem ser classificadas conforme a sua abrangência, tempo de realização, objetivos, formas de coleta de dados, profundidade e tempo de realização. Contudo, vamos nos limitar a três tipos principais, que podem ser usadas em diversos momentos do seu negócio.
Pesquisa Exploratória
A pesquisa de marketing do tipo exploratória é aquela que você provavelmente fez antes de decidir qual seria a natureza do seu negócio. Este tipo de pesquisa fornece dados e conhecimentos sobre situações e tendências desconhecidas. A sua função é fornecer hipóteses ao empreendedor.
Uma das suas aplicações é justamente ajudar a encontrar o tipo de negócio ou produto que você gostaria de lançar. Você pode consultar fontes como livros, relatórios, boletins, dados na internet, entre outras para chegar a algumas hipóteses de negócio/produto/serviço.
Pesquisa Descritiva
A pesquisa descritiva é aquela que fornece dados sobre o seu público-alvo, ou concorrentes, por exemplo. Sua função é coletar dados de um determinado objeto de pesquisa sem interferir no meio em que se aplica.
Questionários, entrevistas e discussões de grupo são as principais metodologias deste tipo de pesquisa. São usados para descobrir qual é o comportamento e a opinião do público pesquisado.
Pesquisa causal ou explicativa
Esta é a famosa pesquisa de reação. A sua função é descobrir como o público reage a um certo fenômeno (causa). Testes de mercado são a principal aplicação deste tipo de pesquisa no marketing. Nesses testes, normalmente, os consumidores pesquisados são apresentados a alguma solução. Pode ser um produto ou serviço, o teste de mercado irá analisar a forma como as pessoas reagem a este elemento apresentado a elas.
Você pode usar este tipo de pesquisa para verificar a aceitação a um novo produto ou serviço, descobrir dados mais profundos sobre o seu público, ou ainda monitorar o comportamento das pessoas em seu estabelecimento comercial, por exemplo.
Gostou dessa dica? Assine a newsletter do Ignição Digital e tenha acesso a conteúdo exclusivo gratuitamente.