Como Saber se Uma Marca é Registrada Antes de Abrir Uma Empresa?

como saber se uma marca é registrada

Na hora de abrir o seu negócio preste atenção em um item essencial : o nome da sua empresa. Pode parecer que outros itens burocráticos são importantes, mas você sabe o que fazer se já existir uma empresa de mesmo nome? Confira esta e outras informações lendo o artigo!

Como saber se uma marca é registrada?

Existem algumas formas de como saber se uma marca é registrada, entre elas está a pesquisa no INPI. Este órgão é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, responsável pelo registro de centenas de marcas da indústria no Brasil.

A vantagem é que o INPI disponibiliza um banco de dados para consulta pública online. Basta acessar o site do INPI e realizar a pesquisa pelo nome que você deseja na sua empresa.

Entretanto, só isso pode não ser suficiente para garantir que não usarão o seu nome desejado, confira outros passos:

Pesquisa nas redes sociais

Empresas possuem perfis para interagir com seus públicos nas redes sociais, pesquise pelo nome em plataformas como LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter. Se não houverem resultados, é bem provável que o nome esteja disponível para uso.

Procure na JUCESP

Esta é a sigla para Junta Comercial do Estado de São Paulo.  Este é órgão responsável pelo registro de atividades societárias comerciais. Caso você não resida em São Paulo, busque pela junta comercial do seu estado.

Registraram minha marca e agora ?

Descobriu que já existe uma empresa com este nome? Fique calmo, nem tudo está perdido. A sacada matadora por detrás disso é analisar qual a área em que atua a marca de mesmo nome.

Se não quiser buscar uma nova identidade e logotipo, existe como saber se uma marca é registrada e pode ser usado por você mesmo assim. A legislação do país estabelece que os registros são comprados de acordo com o ofício.

Dentro disso, se você possui uma casa de biscoitos chamada “Freitas” e já existe uma empresa com este registro, existe a possibilidade de manter o seu nome. Se uma “Freitas” vende pneus e a outra biscoitos, pode haver uma brecha legal para coexistirem.

Pesquisa bem antes de decidir pelo nome da sua marca e empresa. Esta é a dica fundamental, que garantirá um nome de impacto e presença. Confira também Quais os Melhores Canais de Venda da Atualidade?.

Continue acompanhando o blog do Ignição Digital para mais conteúdos e dicas matadoras!

 

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *