O Brasil é o país mais empreendedor do mundo e esta vocação também está nas mulheres do nosso país. Elas são donas de 45% dos pequenos negócios do país e já possuem inúmeras referências de sucesso para se inspirar. Por isso, o desejo de muitas é aprender como ser uma empreendedora de sucesso.
Como a minha missão é levar até vocês as melhores sacadas que eu conheço sobre empreendedorismo, criei uma lista com as melhores dicas para que você, mulher empreendedora, possa alcançar o sucesso profissional em qualquer segmento de mercado que deseje.
A primeira luta é com você mesma
Sim, nós vivemos em um mundo machista e todos devemos lutar contra isso, mas se você é uma mulher empreendedora, a primeira batalha que deve travar é com você mesma. As crenças limitantes, medos e angústias internas, que são criadas, muitas vezes, em função deste contexto desfavorável devem ser vencidos em primeiro lugar.
Muitas mulheres têm dificuldade em fazer networking ou impor a sua autoridade por conta de valores inculcados desde a infância, por isso meu conselho é: empodere-se e faça acontecer. Se o problema é medo, faça com medo mesmo. Se é o machismo, crie apesar do machismo. A melhor característica e maior força da mulher empreendedora é realizar os próprios sonhos apesar das adversidades que a cercam.
Administre o seu tempo
Esta dica vale tanto para mulheres, como para homens. Empreendedores costumam ter muitas tarefas e funções para desempenhar, por isso a gestão do tempo é tão importante. Se levarmos em consideração as responsabilidades que ainda recaem exclusivamente sobre os ombros femininos, podemos ver o quanto esta habilidade é importante.
Faça a gestão do seu tempo de forma objetiva. Priorizando as tarefas que só podem ser feitas por você e delegue o que pode ser executado por outras pessoas. Assumindo estas funções complementares somente após terminar o que é importante, assim você terá mais sucesso em seu negócio.
Apure o seu olhar para as oportunidades
Trabalhar com aquilo que se gosta é maravilhoso, mas é preciso encontrar as oportunidades do mercado. Caso contrário você poderá investir em um negócio que não é sustentável em longo-prazo.
A melhor forma de apurar o olhar para as oportunidades é tirar o foco do que você gostaria de fazer e pensar como cliente, priorizando o que você gostaria que fosse resolvido. A partir disso validar as suas escolhas, consultando o mercado, e fazendo o seu negócio acontecer.
Que legal, amei as dicas e adorei o seu jeito de falar!!! Aaaaa… Gostei muito do Post! Beijos! :-D