Como Ser Youtuber? Confira as Dicas Para Montar Um Planejamento de Sucesso

Como Ser Youtuber? Veja as dicas!

Muitas pessoas querem saber como ser youtuber, pois esta é uma das profissões mais populares do momento. 

Afinal, criar conteúdo para a web (e ainda ganhar dinheiro com isso) parece uma atividade simples, certo? Mas preciso dizer que, apesar de aparentar todo esse “glamour”, existe muito trabalho duro por trás das câmeras.

Os desafios de um youtuber

Até se tornarem famosos e poder viver exclusivamente dessa atividade, os youtubers dividem a rotina entre muitos afazeres — como trabalho, estudos e tudo o que envolve as gravações, edições e publicações. 

Um dos segredos para fazer sucesso no YouTube é garantir a frequência de posts. Por isso, se você quer saber como ser youtuber e ganhar muitas visualizações e interações, precisa ter foco para não deixar um “buraco” entre as publicações. Esse é um truque para começar seu canal!

Por exemplo: comprometa-se com uma data específica que pode ser uma ou duas vezes na semana, e talvez até funcione quinzenalmente. Mas, lembre-se de que quanto mais tempo demorar entre um vídeo e outro, você poderá cair no esquecimento das pessoas.

O YouTube cada vez mais valoriza a agilidade. Por isso, você precisa aproveitar as oportunidades de temas do momento para aplicar à sua realidade e criar algo novo.

Para reforçar esse ponto, analise como a plataforma está atualmente. Ela conta com uma área para destacar os vídeos que estão “em alta”, ou seja, os sucessos do momento.

Além disso, também permite que os criadores façam “publicações” no feed de seus assinantes e até enquetes. Isso tudo envolve uma interação que remete ao “agora” e, se você não estiver presente, se não publicar, corre o risco de ficar para trás.

Como ser youtuber e trilhar um caminho de sucesso?

Para ser um youtuber bem sucedido, você precisa criar um planejamento. Não vou dizer que é impossível contar somente com a sorte, porque sempre existem exceções. 

Porém, por mais que algum conteúdo viralize, o canal só vai continuar ativo e com outros vídeos populares, se tiver uma linha estratégica bem definida.

Para isso, você pode seguir alguns passos que vão ajudar:

1. Escolha o seu nicho

Você pode falar sobre tudo o que quiser. Sinta-se livre! Mas, se quer agir de maneira tática, é imprescindível atuar como um jogador de xadrez, ou seja, você precisa ser estratégico.

Escolha o seu nicho de mercado, aquele que vai gerar possibilidades diversas de subtemas. Por exemplo: 

  • • moda e beleza — tendências de roupas, maquiagens, truques de combinações, etc;
  • • gastronomia — pratos de preparo simples, curiosidades sobre comidas regionais, dicas para preparar pratos gourmets;
  • • cultura POP — dicas de filmes e séries, resenha sobre quadrinhos e outras produções gráficas e audiovisuais;
  • • além de muitos outros ramos.

Se você é um empreendedor, saiba que essa também é uma oportunidade de criar conteúdos e fortalecer a sua marca, independentemente do seu segmento.

2. Monte sua linha editorial

Com base no seu nicho, crie uma linha editorial. Ou seja, liste quais são os principais assuntos que irá abordar e até mesmo já estabeleça suas próximas pautas.

Quanto mais organizado você deixar tudo o que tem que fazer, melhor será durante a execução. Já imaginou ter que pensar no tema do vídeo na hora de gravar? Isso poderia gerar atrasos e até mesmo desistência.

Seja objetivo e faça uma pequena programação do que tem por vir. Uma boa dica é dar uma olhada no calendário para identificar possíveis oportunidades sazonais. O que acha?

3. Crie um cronograma fixo interno e externo

Viu só como você já tem dado passos largos? Agora só precisa garantir que vai cumprir tudo o que planejou. E, para isso, nada melhor do que marcar as datas!

Coloque no papel — ou em uma planilha digital — o seu cronograma:

  • • quais dias irá criar pautas;
  • • quando irá gravar;
  • • os horários;
  • • materiais que vai precisar e qualquer outro tipo de observação — se vai chamar convidados, se tem alguma pesquisa prévia para fazer, entre outros detalhes.

Quanto mais completo o seu cronograma for, melhor. Assim, não corre o risco de ficar sem entender o que você mesmo planejou — o que pode ser mais comum do que parece, já que vivemos uma rotina acelerada!

4. Divulgue em suas outras mídias

É verdade que o próprio YouTube notifica os assinantes de um canal quando um vídeo novo é lançado. Porém, outras pessoas que ainda não acompanham você nesta mídia, podem perder seu conteúdo se não forem avisadas.

Essa dica é simples: crie posts em suas redes sociais pra divulgar e não tenha vergonha disso. Você deve acreditar no seu próprio trabalho!

5. Invista tempo para fortalecer o engajamento

Sempre que alguém comentar em um de seus vídeos, é crucial que você interaja. No início, ter esse contato próximo ajuda a fidelizar as pessoas.

Adicione um tempo para essas interações em seu cronograma e tome isso como uma de suas prioridades. 

Agora que já sabe como ser um youtuber e como criar um planejamento, busque por melhoria contínua. 

Esteja sempre de olho no que você pode desenvolver, quais os temas outros criadores do mesmo nicho abordam o que você ainda deixa a desejar e faça com que sua linha editorial fique cada vez mais rica!

Gostou das minhas dicas? Deixe um comentário e invista na criação de conteúdo!

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