Empreender enquanto você ainda possui um trabalho fixo pode ser especificamente desafiador, isso porque um dos maiores problemas dos empreendedores é como trabalhar em casa e manter a mesma disciplina no trabalho do escritório.
A falta de planejamento é um dos fatores que mais atrapalha o lançamento de novos negócios digitais. Por isso criei uma lista com 7 passos para que você possa se organizar e ter mais disciplina para aprender como trabalhar em casa de maneira mais focada
Como trabalhar em casa com mais foco
Crie uma rotina de horário: Separe algumas horas do dia para trabalhar. Não precisam ser muitas, o importante é que você estabeleça uma programação bem definida para trabalhar. O melhor é que você siga as mesma fórmula de gestão de tempo que usaria ao trabalhar em um escritório.
Estabeleça um sistema de recompensas: Que tal recompensar a si mesmo sempre que atingir uma meta para o lançamento do seu negócio? Desta forma você se manterá motivado a continuar com a disciplina. Você pode começar aos poucos, por exemplo: trabalhou 5 dias em seu plano de negócio? Vá ao cinema. Criou o conceito de marca? Jantar fora. E assim por diante. Deste modo você conseguirá criar um ciclo de motivação para fazer o seu negócio sair do papel.
Desligue os aparelhos eletrônicos: Televisão, rádio, celular e outros aparelhos eletrônicos que você tem à disposição em casa podem ser fonte de distração, afastando a sua mente do trabalho a ser feito. Procure trabalhar em horários em que ninguém está usando estes equipamentos e desligue todos eles.
Converse com os familiares: É muito bom estar em família, não é mesmo? Por isso que é tão difícil focar no trabalho quando todos estão por perto. Converse com todo mundo que mora na sua casa e combine com eles para não te distraírem enquanto você está trabalhando.
Use um cantinho apropriado para o trabalho: Evite trabalhar no sofá, na mesa da cozinha ou no quarto. Estes ambientes estão cheios de distrações e podem ser compartilhados com outros familiares, atrapalhando a sua produtividade . Procure criar um cantinho exclusivo para trabalhar e vá até lá sempre que precisar resolver alguma demanda.
Troque de roupa: Tirar o pijama é fundamental para aumentar a sua disciplina para trabalhar em casa. Isso acontece porque ao trocar de roupa o seu cérebro interpreta que você irá ‘entrar no modo de trabalho’, se preparando para a rotina.
Planeje as suas refeições: Cozinhar é uma das atividades que mais demanda tempo no trabalho doméstico. Para evitar a perda de foco e o consumo de muitas horas de trabalho, faça o planejamento das suas refeições aos finais de semana, deixando o máximo que você puder pronto, otimizando o tempo de segunda a sexta.
Não adie as tarefas desagradáveis: Todo trabalho tem a sua parte chata, como o empreendedorismo digital não é diferente. Você sempre vai encontrar alguma atividade de que não goste tanto e o seu primeiro instinto pode ser adiá-la. Não faça isso! A procrastinação é um dos principais problemas da produtividade em casa. Faça tudo o que você precisar sem deixar tarefas para depois.