Abrir a própria startup é o sonho de milhares de empreendedores digitais em todo o País. Mas transformar uma simples ideia de negócio, por melhor que ela seja, em uma verdadeira startup é um processo muito mais complexo.
Afinal, o que é uma startup?
Startup é um conceito relativamente novo no Brasil. Ele contempla as pequenas empresas, que estão ligadas principalmente aos setores de tecnologia.
Além disso, uma forte característica das startups é que elas precisam seguir um modelo de negócio escalável, ou seja, possa seguir uma progressão que faça o negócio crescer continuamente.
Outro fator fundamental para que uma empresa seja considerada uma startup é que o seu negócio esteja em um ramo de incerteza, ou seja, as empresas consideradas startups são altamente inovadoras. Tanto é que é impossível dizer, no início, se a ideia dará certo ou não.
Por fim, os produtos criados por uma startup devem ser repetíveis. Isso significa que a oferta de produtos deve ter o potencial para ser ilimitada, como é o caso dos produtos digitais. Eles podem ser distribuídos incessantemente e sem precisar de tempo para reposição.
Como saber uma ideia tem potencial para se transformar em uma startup?
O grande fator em comum em todas as startups é justamente a falta de certeza em relação ao funcionamento da sua fórmula. Isso porque elas trabalham com modelos inovadores, que ainda não foram testados pelo mercado.
Diante disso, uma ideia de negócio tem potencial para se tornar uma startup quando responde aos três dos requisitos abaixo:
- o modelo de negócios é algo nunca visto ou tentado;
- o produto pode ser ofertado de maneira ilimitada;
- as soluções criadas pelo negócio podem ser vendidas em grande escala sem que o modelo de negócios precise ser modificado.
Portanto, se a sua resposta para essas perguntas foram “sim”, então pode comemorar, pois o seu negócio tem todas as condições necessárias para se tornar uma startup de sucesso.
Como trabalhar a ideia de criar uma startup
Se você tem uma boa ideia de negócio, mas ainda não preenche todos os requisitos de uma verdadeira startup, pode começar criando um plano de negócio simples, modelo Canvas, para ter uma ideia mais geral de como seu negócio iria funcionar.
Depois você pode pensar no Produto Mínimo Viável (PMV) e lançá-lo no mercado para verificar as suas reais possibilidades de funcionamento.
Encontrando o seu modelo, você pode partir atrás de investimento e suporte nas agências de fomento e incubadoras de empresas para desenvolver o seu modelo de negócio.
Se quiser saber mais sobre a criação de modelo de negócios, startups e outras áreas de empreendedorismo digital, assine a minha newsletter, ao final desta página.
alguem conhece uma pessoa ou site para que ele possa transformar minha ideia em startup?