Mesmo que de maneira inconsciente, as representações influenciam a mente das pessoas. Por isso, é tão importante criar arquétipos poderosos e saber como usar esses elementos para se comunicar com o público. Afinal, esses símbolos são capazes de despertar emoções, desejos e até influenciar nas vendas.
Para entender como isso funciona, no artigo você vai ler sobre:
- •o que são arquétipos poderosos;
- •vantagens de usá-los;
- •arquétipos poderosos: como usar para atrair clientes.
O que são arquétipos poderosos?
Qual é o primeiro adjetivo que você associa a um cachorro? Provavelmente, é fiel, amigo e companheiro. Isso é um exemplo de arquétipo.
Tal conexão entre um objeto e um conceito também é feita nas empresas. Para que os produtos sejam atraentes, eles precisam de arquétipos poderosos para o público fazer a neuroassociação, que é o momento em que o cérebro ativa um sentimento passado.
O criador dessa ideia foi o psicólogo suíço Carl Jung. O especialista comparava os arquétipos às imagens primordiais — imagens que fazem parte do inconsciente coletivo —, por se tratar da mesma representação para diferentes pessoas.
Ainda de acordo com Jung, esses símbolos estão presentes no imaginário coletivo e são 12 no total. Porém, nada impede que novos sejam criados, principalmente para serem usados em estratégias de comunicação.
Quais são os tipos de arquétipos?
Segundo Jung, estes são os 12 tipos de arquétipos, cada um deles com suas características e motivações:
- • inocente: enxerga que todos são bons até que se prove o contrário;
- • sábio: gosta de estar sempre aprendendo;
- • explorador: se incomoda de ter uma rotina regrada;
- • fora da lei: é rebelde e quer mudar o mundo;
- • herói: sonhador e focado nos objetivos;
- • mago: ama o conhecimento, inclusive o que não consegue explicar;
- • comum: quer passar despercebido;
- • amante: valoriza as relações interpessoais;
- • bobo da corte: acredita que a alegria salva qualquer momento;
- • governante: tem espírito de liderança;
- • criador: possui inclinação para as artes;
- • prestativo: gosta de ajudar as outras pessoas.
Depois de ver a lista de arquétipos mais conhecidos e já entender o conceito, é hora de descobrir quais são as vantagens dos arquétipos poderosos e como usar essa estratégia em seu processo de vendas.
Quais são as vantagens dos arquétipos?
Por meio de arquétipos poderosos, as empresas podem direcionar a comunicação de um produto ou da própria marca. Ao reforçar essa imagem, elas também atraem o público que combina com os ideais que pretende difundir, além de aumentar as vendas.
A Disney e a Bauducco, por exemplo, são duas empresas que se identificaram com o arquétipo inocente e, a partir disso, se posicionaram como marcas voltadas para a família.
Basta ver a forma que o maior resort de entretenimento do mundo se comunica com o público. Os visitantes do parque Walt Disney sabem que irão encontrar lá todo o universo mágico e lúdico da infância, inclusive no atendimento.
Consequentemente, as marcas que acertam na escolha dos arquétipos tendem a ser as mais admiradas e queridas. Mesmo quem não consome os produtos de uma organização entende o quanto ela é valiosa nesse sentido.
Além disso, o uso de arquétipos faz com que o corpo do consumidor produza emoções difíceis de dominar, o que facilita a conversão.
Arquétipos poderosos: como usar para atrair clientes?
O primeiro passo para usar o arquétipo é identificar qual melhor se adapta à sua marca. Reflita sobre quais ideais pretende transmitir e qual necessidade o seu produto preenche. É algo que explora a criança interior ou que está associado com a ambição, por exemplo?
Ao observar as características principais de cada perfil, você irá descobrir qual é o certo para o seu negócio. Para facilitar ainda mais a visualização, é interessante até pensar em uma personalidade famosa, assim como é feito na criação das personas.
Depois disso, você pode trazer esses conceitos para as histórias que irá criar, ou seja, o storytelling que será usado para se comunicar com o público. Veja só!
Storytelling que engaja
Há vários modelos de storytelling que você pode se basear para inserir o seu arquétipo e se comunicar com o público. De acordo com o livro “As 7 tramas básicas”, uma das formas é por meio da jornada.
Nessa estratégia, você pode mostrar os obstáculos que o consumidor enfrenta e como a sua marca pode ajudá-lo a enfrentá-los. Outro método é tirar o protagonista da zona de conforto e levá-lo para uma aventura, assim como acontece no filme Procurando Nemo.
Independentemente da forma que encontre para se comunicar, nas redes sociais, campanhas ou e-mail marketing, o ideal é que ela esteja em sintonia com os arquétipos poderosos previamente definidos. Lembre-se de que, além dos perfis criados por Jung, você pode desenvolver os próprios, mas desde que faça uma sólida pesquisa para isso.
Conclusão
Os arquétipos são símbolos que ajudam a representar pessoas, produtos e até empresas. Você pode criá-los e utilizá-los se quiser desenvolver uma comunicação mais adequada com o seu público.
Além disso, quando a marca descobre como usar arquétipos poderosos em seu processo de vendas, torna-se mais atrativa e admirada. Por essa razão, usar arquétipos para vendas é sempre uma boa estratégia.Quer conhecer outras estratégias para vender mais? Continue navegando pela Ignição Digital!
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Tenho salão de cabelereiro e vendo perfumes e quais arquetipos posso usar em uma (placa,fachada,nova )
Que vou mandar fazer para por em frente ao meu salão
Um arquétipo para quem faz artesanatos.
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