Você sabe como usar um planner para auxiliar no cumprimento de todas as suas atividades e prazos? Traduzindo para o português, a palavra significa “planejador”. Diferentemente do que muitos pensam, não é um caderno básico e tampouco uma agenda. Esse instrumento, como o próprio nome diz, é um planejador que reúne informações diárias para o alcance de metas.
Aprenda no artigo de hoje:
- – o que é e como usar um planner;
- – diferenças entre agenda e planner;
- – dicas para organização do seu negócio.
O que é e como usar um planner?
Saber como usar um planner pode facilitar e muito a sua rotina de tarefas diárias, semanais e até mesmo mensais. Isso porque tudo o que você for fazer estará armazenado de forma organizada dentro do objeto.
Provavelmente você já deve ter escutado sobre o item em questão. Há alguns anos o uso desse material caiu no gosto popular em inúmeras versões, das básicas às mais completas, para se organizar na correria do dia a dia.
Há ainda aqueles que preferem versões on-line. Independentemente da sua preferência, o objetivo é o mesmo: organizar a vida de maneira estruturada.
O planner é uma ótima ferramenta para aqueles colaboradores que são desorganizados ou esquecem com facilidade das demandas da semana, por exemplo. O legal é que existe a possibilidade de levá-lo na bolsa para onde quer que você esteja.
Além disso, descarta o consumo inconsciente de folhas de papel que podem ficar acumuladas na mesa e prejudicam o meio ambiente.
Para aqueles que adoram ter a vida organizada e não abrem mão de bloquinhos, agendas e cadernos, o planner é uma ótima alternativa. Materiais mais completos costumam dividir a peça em categorias, como:
- – trabalho;
- – pessoal;
- – agenda;
- – finanças;
- – casa.
É fundamental chegar ao final do dia com tudo organizado e a sensação de “dever cumprido”. Para usar, é bem simples e prático. Anote diariamente ou semanalmente os seus afazeres e vá eliminando aqueles que forem sendo concluídos.
Agora que você aprendeu como usar um planner, deve estar se perguntando: “mas qual a diferença entre uma agenda?”, “não é exatamente a mesma coisa?”. Basicamente, não. Isso porque a agenda é usada para:
- – organizar compromissos: sabe aquela reunião entre líderes que foi marcada há meses? A agenda pode facilmente te ajudar a lembrar. Afinal, você olhará para o dia específico e lá estará marcado o compromisso, com local e hora — opcional essas informações;
- – lembretes diários: já esqueceu que dia é hoje ou quando é o aniversário do seu chefe, por exemplo? As agendas podem ser usadas para lembretes diários, como um calendário. Com ela, você terá o controle sob as suas tarefas mais simples.
O planner, por sua vez, é usado para organizar a vida como um todo podendo expor todos os seus planos futuros, como próximas viagens, metas financeiras e objetivos pessoais, por exemplo. Além disso, é muito mais intuitivo do que a agenda.
Seu negócio organizado! Aprenda a usar corretamente o planner
Até o momento você aprendeu que, hoje em dia, existem variadas versões de planner. Ou seja, para usar da maneira que dê certo para o seu negócio, adeque-o com a sua necessidade específica.
Se precisa, apenas, de um para organizar a rotina diária e o fluxo de caixa, por exemplo, escolha um com a parte de “finanças” separada.
Antes de começar a semana, reserve um momento para escrever o que é prioridade e o que fará em curto, médio e longo prazo daquele mês específico. Releia toda segunda-feira e corrija de acordo com os acontecimentos semanais.
No último dia, sexta-feira, veja tudo o que conseguiu cumprir e o que não. Caso algo tenha ficado fora do seu planejado, não deixe de colocar como prioridade para a semana seguinte.
Há ainda outras técnicas para organização do planner, como:
- – escrever por cores: que tal definir os trabalhos por cores de canetas diferentes? Os mais urgentes, por exemplo, use vermelho. Os que tiverem tranquilo, azuis;
- – risque aquelas que cumpriu: marque com um “check” ou “ok” o cumprimento das suas atividades. Dessa forma, a visualização fica muito mais fácil.
Conclusão
Hoje você aprendeu como usar um planner e viu como ele pode facilitar a organização de diversas áreas da sua vida. As principais diferenças entre ele e uma agenda também foram abordadas e ainda ficou ciente de algumas dicas para implementar no dia a dia do seu planner.
Gostou do assuntos? Comente abaixo! Nós queremos saber sua opinião. Continue acompanhando o blog da Ignição Digital!