Você sabia que o e-commerce brasileiro tem um volume considerável de vendas no exterior? Com o mercado eletrônico crescendo cada vez mais, não são apenas as médias e grandes empresas que aderiram à exportação. Atualmente, muitas empresas que estão começando também podem vender suas mercadorias/serviços no exterior. No nosso papo de hoje, você vai saber como vender para o exterior pela internet.
Destaque-se na exportação
O primeiro passo para saber como vender para o exterior pela internet é tendo um diferencial, afinal, é preciso conhecer muito bem o que está à venda para compreender o motivo de outras pessoas se interessarem.
A sua empresa pode ser a primeira naquele mercado, por isso é interessante inovar sempre, pesquisar novas tendências e não descartar nenhuma ideia. E por falar em pesquisas, vale ressaltar que os hábitos de consumo mudam muito de um lugar para o outro, por isso a pesquisa nessa etapa é fundamental para compreender os hábitos dos consumidores do país que você deseja exportar, mesmo que seja on-line.
Atente-se à regulamentação
Quando falamos sobre como vender para o exterior pela internet, estamos falando de diversos países que possuem diversidade de regulamentação. Inclusive, essa é uma das maiores dificuldades de quem deseja vender para o exterior. Além de impostos, leis específicas para vendas – como a venda de bebidas alcoólicas e cigarros que possuem idade mínima diferente para compra de um país para o outro –, etc.
Ofereça diferentes métodos de pagamentos
Se essa opção já funciona muito bem no Brasil, imagine no exterior. É muito importante oferecer os métodos de pagamentos preferidos dos clientes em uma loja virtual, que também varia bastante de um país para o outro. Enquanto a Índia prefere transações que são pagas no ato na mercadoria, a Espanha prioriza os pagamentos que podem ser feitos pelo cartão de crédito. Então, vale a pena pesquisar muito sobre o comportamento e preferências do seu consumidor.
Tenha um bom processo de entregas
A logística para entregar os produtos também é de suma importância, além de ser também uma forte vantagem competitiva no e-commerce, inclusive em entregas internacionais. Os Correios fazem entregas internacionais, porém, os preços não são tão vantajosos para todos os tipos de empresas. Avalie todas as possibilidades e possíveis lacunas de logística antes de firmar um contrato para exportação.
Além de todas as dicas sobre como vender para o exterior pela internet, não se esqueça também de outro ponto importante (e fundamental): traduza todo o conteúdo do site em texto, no mínimo, em inglês. Mas o ideal é que esteja no idioma falado no país. Comunicação é tudo!
E você? Ficou com alguma dúvida sobre como vender para o exterior pela internet? Deixe nos comentários! Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber em primeira mão todos os conteúdos postados no Ignição Digital!
Quero saber se através de um e-commerce posso vender para pessoa jurídica e caso positivo, quais as quantidades máximas?? Muito obrigada!! Emilia
Gostaria de vender no exterior já em um site pronto e montado para isso, tipo ebay. Mas mais fácil, tem algum bom e fácil? Agradeço.
Quero vender para o exterior.