Confira 3 Modelos de Descrição de Cargo e Elabore o Seu

Confira 3 Modelos de Descrição de Cargo e Elabore o Seu

Uma descrição de cargos é a formalização, em documento escrito, das atribuições, responsabilidades e especificações dos requisitos de um cargo. Ela deve ser o mais clara e concisa possível, pois é a base para uma série de processos no RH. Para elaborar o seu, conhecer modelos de descrição de cargo pode te ajudar.

Cada descrição de cargo é única. Ou seja, as atividades descritas compreendem um cargo distinto em toda a extensão de seu significado. Mas, separamos alguns modelos para te ajudar a desenvolver o seu. Ao longo deste artigo você vai aprender:

  • – por que usar modelos de descrição de cargo?
  • – 3 modelos de descrição de cargo para ter como base.

Por que usar modelos de descrição de cargo?

Confira 3 Modelos de Descrição de Cargo e Elabore o Seu

A descrição de cargos é o processo que consiste em determinar os elementos ou fatos que compõem o dia a dia de um colaborador na empresa. Ou seja, é o seu papel dentro da organização e o que será a base do seu trabalho.

Na hora de fazer recrutamento para uma nova vaga ele é simplesmente primordial. Afinal, como o candidato saberá caso se encaixe na vaga? Com o descritivo, ele tem uma imagem clara do que precisa para se inscrever e, caso não conte com as especificações apontadas, entenderá que não é o cargo adequado para ele.

Além disso, também ajuda quem já está dentro da empresa a entender quais serão as atribuições da nova pessoa que vai chegar. Saber até onde vai o limite da responsabilidade de cada um é importante para um fluxo de trabalho efetivo, e os modelos de descrição de cargo respondem à essas questões.

Outro ponto de interesse é o próprio momento da entrevista. Um modelo bem elaborado auxilia o entrevistador a formular boas perguntas para o candidato, sempre com o objetivo de garantir que ele, de fato, tem a expertise necessária para ocupar a posição.

A última vantagem de quem utiliza os modelos de descrição de cargo está diretamente relacionada com as metas do colaborador. É muito mais efetivo criar metas SMART com base nas atribuições de um profissional. Dessa forma, ele já sabe onde precisa chegar e o que deve desenvolver para alcançar o próximo nível dentro da empresa.

Confira 3 modelos de descrição de cargo

Agora que você já entende o que é o modelo de descrição de cargo e todas as vantagens de utilizá-lo, separamos três diferentes para analisar e usar como base para criar os seus. Veja:

Modelo 01 — Descrição de cargo Analista Contábil

Missão > Este cargo tem como missão principal executar as rotinas contábeis em conformidade com as exigências legais e normas internas para apuração dos elementos necessários à elaboração de balancetes e balanço patrimonial.

Atividades > Planejar e controlar os Livros Fiscais exigidos por lei pela Secretaria da Fazenda Estadual, realizando as impressões necessárias, providenciando o encadernamento e demais tarefas necessárias.

Experiência > Experiência de um a dois anos na área industrial.

Formação > Ciências Contábeis.

Modelo 02 — Descrição de cargo Gerente Industrial

Missão > Gerenciar recursos e pessoas com foco em maximizar faturamento, qualidade, produtividade, segurança e meio ambiente, conservação de equipamentos (TPM), disciplina e motivação dos colaboradores.

 Atividades > Gerenciar planejamento de produção, analisando e distribuindo as ordens de produção (OP´s), conforme equipamento e data, minimizando tempo de Setup com o alinhamento de itens de mesma bitola.

Acompanhar faturamento e níveis de entrega (itens críticos), através de reunião diária para acompanhamento de itens críticos. Mediante lista gerada pela Logística e acompanhamento da meta de faturamento.

Experiência > Experiência mínima de nove anos na área Industrial.

Formação > Engenharia Industrial ou Administração de Empresas.

Modelo 03 — Gerente Administrativo Financeiro

Missão > Este cargo tem como missão principal responder pela apresentação de relatórios contábeis, financeiros e gerenciais, elaboração de planos orçamentários, planejamento e administração dos recursos humanos.

Atividades > Gerir os processos inerentes às áreas de Contabilidade e Custos, Financeira, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, definindo planos, sistemas e programas de atuação.

Experiência > Desejável de oito a dez anos nas áreas administrativa e financeira, com atuação em cargos gerenciais.

Formação > Ciências Contábeis, Administração de Empresas ou Economia.

Conclusão

Ao longo deste artigo você aprendeu que utilizar modelos de descrição de cargo pode te ajudar a:

  • – fazer um recrutamento eficiente;
  • – fazer uma boa entrevista;
  • – dar clareza sobre as atribuições de um colaborador dentro da empresa.

Ficou com alguma dúvida? Agora que você já sabe como montar um modelo de descrição de cargo, não deixe de acompanhar mais conteúdos matadores aqui no blog da Ignição Digital!

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