Seja em qualquer momento, buscar melhorar nossos pontos fracos ou aumentar nossas habilidades é sempre importante, falando tanto de modo profissional quanto pessoal. Por isso, vamos abordar neste artigo como identificar e desenvolver seus pontos a melhorar com exemplos que irão tornar essa tarefa mais fácil.
Lembre-se que uma pessoa sempre terá pontos fortes e fracos, portanto, não precisa se preocupar! O que irá valer a pena é mostrar que está se esforçando para trazer melhorias.
Como identificar os pontos a melhorar com exemplos práticos
Primeiramente, é necessário identificar os pontos a melhorar com exemplos que traremos aqui neste artigo.
Para isso, pegue um papel e caneta, faça duas tabelas separadas lado a lado e comece a refletir. Faça uma autoavaliação e escreva todas as suas qualidades e defeitos, cada uma de um lado.
Grife as qualidades que você acha mais importantes e marcantes em você. Depois, faça o mesmo nos defeitos que mais lhe incomodam. Comece por estes pontos fracos e veja o que você pode fazer para melhorá-los usando de suas habilidades.
Por exemplo, caso você tenha como ponto forte ser estudioso, mas como defeito ser uma pessoa introvertida, alie ambos e tente encontrar soluções para melhorias. Uma delas pode ser buscar por cursos na internet que ajudem com táticas para perder a timidez e aprender a falar em público!
Outro método de identificar os pontos a melhorar com exemplos práticos é listar estes pontos por ordem, pensando em colocar no topo aqueles que você mais considera difícil mudar. Assim, é possível olhar para o fundo da tabela e começar a tentar melhorar os defeitos que estão listados por último e que você julgou serem os mais fáceis de conseguir progressão.
Agora saiba como você pode desenvolver os pontos a melhorar com exemplos práticos
Feito a identificação e o processo de tentar minimizar seus defeitos, chegou a hora de começar a desenvolver os pontos a melhorar.
Isso significa que você irá montar estratégias para alcançar o objetivo: melhorar seus pontos fracos! Ou seja, você irá pensar em métodos para conseguir desenvolver qualidades das quais ainda não tem.
Para isso, além das tabelas de qualidades e defeitos, faça mais uma: a com os pontos que deseja desenvolver. Veja como suas habilidades podem lhe ajudar neste momento.
Vamos exemplificar que você seja uma pessoa muito organizada, mas que ainda tem como ponto a desenvolver o fator de diminuir o tempo que demora a realizar suas tarefas do dia a dia. Use sua organização a favor e comece a planejar seus afazeres pensando em como otimizar o tempo.
Pontue quantas tarefas são realizadas por dia e quantas deseja/deve finalizar a mais e cronometre o quanto demora em cada uma delas. Comece a tentar diminuir o tempo das que demoram menos e pense em soluções que possam ajudar nisto, como, por exemplo, já planejar antecipadamente o conteúdo de uma reunião ou realizar exercícios de leitura rápida para quando for ler contratos ou notícias sobre atualidades.
Aos poucos, com o tempo que for sobrando, tente diminuir as mais longas e vá fazendo alterações até conseguir encaixar outros afazeres.
Estes são só alguns exemplos de como você pode identificar e desenvolver pontos a melhorar! Coloque os exercícios em prática e comece agora mesmo!
Continue acompanhando o Ignição Digital para mais sacadas como esta!